novidade

'Incrível Máquina de Livros' estaciona no Centro do Recife

Na capital pernambucana ela ficará localizada na rua Boulervard Rio Branco, Centro do Recife, até a próxima segunda-feira (21), das 9h às 18h

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 19/05/2018 às 16:32
Foto: Margarida Azevedo/JC
FOTO: Foto: Margarida Azevedo/JC
Leitura:

Você gosta de livros? Então vai amar a novidade que acaba de estacionar no Recife. Se trata da Incrível Máquina de Livros, que tem como objetivo disponibilizar um sistema de trocas que o público pode fazer de forma gratuita, e assim, contribuir com a formação de leitores incentivando a leitura. Com programação marcada para passar em outros estados brasileiros, na capital pernambucana ela ficará localizada na rua Boulervard Rio Branco, Centro do Recife, até a próxima segunda-feira (21).

Foto: Margarida Azevedo/JC
Ela ficará localizada na Boulervard Rio Branco, bairro do Recife, até a próxima segunda-feira (21) - Foto: Margarida Azevedo/JC
Foto: Margarida Azevedo/JC
- Foto: Margarida Azevedo/JC
Foto: Margarida Azevedo/JC
O limite de trocas por pessoa é três e que assim haja um número maior de leitores possível - Foto: Margarida Azevedo/JC
Foto: Margarida Azevedo/JC
- Foto: Margarida Azevedo/JC

 

Os primos José Azevedo e Cléo Matos, ambos de 5 anos, construíram a mesma opinião após o teste na máquina, de que gostariam de fazer mais vezes. "Eu gostei muito, achei muito legal. O livro que peguei veio até com um marcador", contou José.

COMO FUNCIONA?

A máquina funciona da seguinte forma: O leitor insere um livro na máquina, que pode ser novo ou usado, e aperta um botão escolhendo por infantil ou adulto. Logo em seguida, a máquina fornece um outro livro para que seja realizada uma nova leitura.

O limite de trocas por pessoa é três e que assim haja um número maior de leitores possível. Os organizadores pedem que os livros estejam em bom estado e que gibis ou livros tanto didáticos quanto técnicos, não serão aceitos.

PERFIL

Após passar pelo Recife, A Incrível Máquina de Livros passará por Salvador, Rio de Janeiro, Niterói, Goiânia, Brasília, Porto ALegre, Florianópolis, Blumenau, Curitiba, Londrina, São Paulo, GUarulhos, Campinas, Barueri, São Bernardo do Campo e Ribeirão Preto.

SERVIÇO

Quando: Sàbado (19) e domingo (20) | 11h às 20h; Segunda (21) | 9h às 18h

Onde: Boulevard Rio Branco - Bairro do Recife

Quanto: Gratuito

DIVERSÃO NO DOMINGO

Além da Incrível Máquina de Livros, este domingo (20) está recheado de atrações para a criançada no Recife. Tem programação em museus, shoppings, jardim botânico e parque. Confira a agenda:

Das 9h às 17h, no Museu da Cidade do Recife, como parte das atividades da 16ª Semana Nacional de Museus, acontecem brincadeiras para estimular os visitantes a conhecerem a história do Forte das Cinco Pontas.

A próxima edição do Domingo no Museu do Homem do Nordeste, evento realizado pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), será dia 20, no Museu do Homem do Nordeste, Casa Forte (Avenida 17 de Agosto, 2187). A ação gratuita e voltada para crianças busca incentivar a leitura dos pequenos com venda de títulos literários com desconto, além de contação de histórias com o grupo O Tapete Voador, exibição de filme no Cinema do Museu, teatro de bonecos, homenagem ao Dia das Mães e food trucks. A programação acontece das 8h30 às 12h.

A partir das 9h, no Jardim Botânico, bairro do Curado, Recife, será realizada uma trilha cega dentro da reserva. A caminhada tem o objetivo de aguçar os sentidos do público e gerar mais proximidade com o verde. No passeio, os participantes têm os olhos vendados e são conduzidos por dentro da vegetação por instrutores. Eles vão mostrar como trabalhar as sensações a partir do som da natureza, os cheiros do ambiente e a textura do solo de forma lúdica. A atividade é gratuita, não há limite de vagas, mas é necessário chegar cedo, pois o grupo é formado logo após a abertura do equipamento. Além do passeio pela mata, haverá jogos teatrais, oficina de rap, vivências ambientais no jardim fitoterápico e percussão corporal. O equipamento é aberto de terça a domingo, das 9h às 15h30.

Programação completa:

9h – Caminhada ecológica: trilha cega

10h – Oficina de teatro: jogos teatrais

11h – Oficina de RAP: RAPensando a natureza

14h – Vivências ambientais “Descubra quem sou: jardim fitoterápico”

14h40 – Mesa sonora: vivências ambientais musicais 15h10 – Oficina de Percussão Corporal

O projeto Estação Duas Rodas Kids, desenvolvido pela área Socioambiental do Plaza Shopping em parceria com a Bike Escola, continua domingo, das 9h às 11h, no piso E4 do edifício garagem do mall. A criançada pode aprender a andar de bicicleta, treinar as suas habilidades e conhecer um pouco mais sobre educação no trânsito e papel do ciclista para a promoção de uma mobilidade mais segura para todos. O acesso é gratuito e os ciclistas podem levar as suas bikes ou alugar no local.

Últimas notícias