Confusão

Árbitro que agrediu jogador brasileiro é suspenso e pede desculpas

Horas depois do anúncio da suspensão, Chapron pediu desculpas ao zagueiro Diego Carlos pela tentativa de agressão

Com informações da AFP
Cadastrado por
Com informações da AFP
Publicado em 15/01/2018 às 14:55
Foto:
Horas depois do anúncio da suspensão, Chapron pediu desculpas ao zagueiro Diego Carlos pela tentativa de agressão - FOTO: Foto:
Leitura:

A Direção Técnica de Arbitragem (DTA) da Federação Francesa anunciou a suspensão do árbitro da partida entre Nantes e PSG, Tony Chapron, que ganhou fama no mundo do futebol neste domingo por tentar chutar um jogador brasileiro antes de expulsá-lo. Ele foi suspenso "até nova ordem" e fica de fora da partida que havia sido escalado inicialmente, entre Angers-Troyes, pela 21ª rodada da Ligue 1 em 17 de janeiro.

A determinação foi divulgada em nota, após reunião de emergência, nesta segunda.

Durante um contra-ataque do PSG, nos últimos segundos da partida, Chapron corria em direção ao gol do Nantes quando cruzou com o zagueiro brasileiro Diego Carlos, que derrubou o árbitro de maneira involuntária.

Ainda no chão, Chapron tentou chutar o brasileiro propositalmente estendendo a perna.

Após uma breve troca de palavras, o árbitro, que também é policial, mostrou um segundo cartão amarelo para o brasileiro, que acabou expulso de campo.

"Chapron, depois de ter revisto as imagens, constatou que a queda foi provocada de maneira involuntária. Por consequência, informou à DTA que reenviou uma súmula complementária à comissão de disciplina da Liga", informou a DTA.

Perdão

Horas depois do anúncio da suspensão, Chapron pediu desculpas ao zagueiro Diego Carlos pela tentativa de agressão, em comunicado enviado à AFP.

"Durante a partida Nantes-PSG fui golpeado por Diego Carlos. Por este choque, senti uma forte dor de uma lesão recente. Num reflexo negativo, estendi minha perna na direção do jogador", justificou o árbitro, classificando o gesto de "inapropriado".

A Comissão de Disciplina anunciou que "após a leitura do anexo de Tony Chapron, decidiu retirar o segundo cartão amarelo do jogador", já que o árbitro entendeu que o zagueiro não o golpeou de maneira voluntária.

"Por conta disso, Diego Carlos poderá participar do jogo contra o Toulouse, na quarta-feira, pela 21ª rodada da Ligue 1", acrescentou o comitê.

O incidente eclipsou o resultado da partida (vitória por 1 a 0 do PSG) e incendiou as redes sociais com a hashtag #ChapronRouge, um jogo de palavras em francês com Chaperon Rouge (Chapeuzinho Vermelho).

"Não entendo essa reação. É um gesto lunático. É preciso rever muito bem as imagens e que ele se desculpe. Nunca tinha visto algo assim", criticou à AFP o ex-árbitro francês Bruno Derrien.

Histórico

Chapron, 45 anos, é árbitro do Campeonato Francês há 14 anos, com cerca de 450 jogos em alto nível no currículo. É um dos árbitros de maior prestigio do país e é conhecido por sua intransigência e a maneira direta como se comunica com os jogadores.

Últimas notícias