SELEÇÃO BRASILEIRA

Fora de mais uma competição importante, relembre as lesões de Neymar

Atacante volta a desfalcar a seleção brasileira, agora na Copa América 2019

Diego Borges
Cadastrado por
Diego Borges
Publicado em 06/06/2019 às 12:20
Foto: Odd Andersen / AFP
Atacante volta a desfalcar a seleção brasileira, agora na Copa América 2019 - FOTO: Foto: Odd Andersen / AFP
Leitura:

Por meio de nota oficial divulgada durante as primeiras horas desta quinta-feira, a CBF anunciou o corte do atacante Neymar da Copa América 2019, graças a uma ruptura nos ligamentos do tornozelo direito, após entrada sofrida ainda no primeiro tempo do amistoso contra o Catar.

Com isso, Neymar volta a desfalcar a seleção brasileira em uma competição de grande apelo, situação que acompanha a sua carreira também nos clubes onde passou. O JC faz um levantamento das lesões a partir dos dados disponibilizados pelo portal Transfermkt.

JANEIRO DE 2014

O primeiro grande registro de lesão sofrida por Neymar na Europa consta do mês de janeiro de 2014, pelo Barcelona. Durante partida contra o Getafe, pela Copa do Rei, o jogador sofreu um entorse no tornozelo direito e deixou o gramado após 23 minutos em campo. O jogo, inclusive, marcou a sua primeira vez ao lado de Messi como titular no Barça. Na ocasião, foram 32 dias de recuperação e dez jogos perdidos pelo clube catalão.

ABRIL DE 2014

Após disputar os 90 minutos da decisão da Copa do Rei contra o Real Madrid, Neymar apresentou um edema no quarto metatarso do pé esquerdo. Submetido a um tratamento específico que demandou um intervalo de 25 dias para a recuperação. A lesão gerou suspeitas sobre sua condição para a convocação à Copa do Mundo do Brasil, mas o atacante retornou aos gramados ainda na temporada 2013/2014 do Barcelona, entrando aos 17 minutos do segundo tempo da última rodada do Campeonato Espanhol, contra o Atlético de Madrid.

JULHO DE 2014

Certamente a lesão mais marcante da carreira de Neymar até então. Ao tentar dominar uma bola durante a partida contra a Colômbia pelas quartas de final da Copa do Mundo, o atacante foi atingido por trás com uma joelhada do colombiano Zúñiga. A pancada provocou uma fratura na terceira vértebra lombar, que o afastou dos gramados por 30 dias, sobretudo da semifinal contra a Alemanha, no famigerado 7x1 sofrido pela seleção brasileira.

AGOSTO DE 2015

Por conta de uma caxumba - inflamação viral que ataca sobretudo as glândulas salivares, na região da face -, Neymar desfalcou o trio 'MSN' que compunha ao lado de Messi e Suárez pelo Barcelona. O atacante não participou da decisão da Supercopa da Europa contra o Sevilla. O Barça levou a melhor, vencendo por 5x4. Neymar retornaria após 14 dias.

FEVEREIRO DE 2018

Entre outras lesões menos graves durante a transição da saída do Barcelona à chegada ao PSG, Neymar voltaria a passar um longo período afastado em fevereiro do ano passado. Na última partida do Campeonato Francês, contra o Olympique de Marselha, Neymar sofreu novo entorse no tornozelo. Dessa vez, afetou o quinto metatarso e provocou controvérsias entre os Departamentos Médicos da seleção brasileira e do PSG. O clube francês alegava que o atleta retornaria aos gramados em um mês, enquanto a CBF projetava intervenção cirúrgica e um tempo maior de recuperação.

Neymar ficou 90 dias afastados, retornando em amistoso preparatório para a Copa do Mundo da Rússia, onde alegou dores durante a competição. Pelo PSG, ficou de fora da partida da volta nas oitavas de final da Champions League contra o Real Madrid.

JANEIRO DE 2019

No final do mês de janeiro, pela Copa da França, Neymar voltou a sofrer um entorse no tornozelo direito, na partida contra o Strasbourg. A pancada acendeu alerta por ser semelhante à do ano anterior, também no quinto metatarso do pé direito, o que abriu margem para o debate médico sobre a necessidade de uma nova cirurgia no local. Na ocasião, inclusive, o técnico Tite viajou à Europa para acompanhar de perto o caso.

No entanto, a pancada não afetou o pino metálico implantado na primeira cirurgia. A recuperação se deu através de um tratamento conservador, sem nova intervenção. Foram 85 dias afastado dos gramados e 18 jogos fora de atividade pelo PSG.

Entre as partidas, a disputa das oitavas de final da Champions League contra o Manchester United, onde o PSG sofreu virada histórica em Paris e acabou eliminado. O caso repercutiu ainda mais pelo fato de pouco tempo antes o jogador ser flagrado em uma festa de carnaval no Brasil.

JUNHO DE 2019

Às vésperas da Copa América, no amistoso contra o Catar, Neymar sofreu mais uma pancada no tornozelo direito. Substituído, foi encaminhado a um hospital em Brasília e submetido a exame de imagem. Constatada lesão ligamentar, no entanto o tempo de afastamento ainda não foi divulgado de forma oficial.

Últimas notícias