ELA

Morre atleta que inspirou desafio do balde do gelo

Pete Frates lutava contra a esclerose lateral amiotrófica

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 10/12/2019 às 13:48
 Michael loccisano/AFP
Pete Frates lutava contra a esclerose lateral amiotrófica - FOTO: Michael loccisano/AFP
Leitura:

O jogador de baseball norte-americano Pete Frates morreu nesta terça-feira (10), ao 34 anos, em decorrência de complicações da esclerose lateral amiotrófica (ELA). O atleta foi a inspiração para o desafio do baldo de gelo, que levou pessoas do mundo todo a aderirem a banhos gélidos, em 2014, para chamar atenção sobre a doença.

Pete Frates era jogador do Lexington Blue Sox quando foi diagnosticado com a doença em 2012. A Esclerose Lateral Amiotrófica provoca a degeneração do sistema nervoso até levar o paciente à morte. Ele percebeu que algo não estava bem após receber uma bolada no punho.

Dois anos depois que Frates foi diagnosticado, o jogador de golfe  Chris Kennedy desafiou a prima, cujo marido também tinha ELA, a jogar um balde com gelo sobre o corpo em troca de doação. Ao assistir ao vídeo, o jogador de basebol viu na brincadeira uma oportunidade de ajudar as pesquisas sobre a doença. 

CELEBRIDADES

Ele e outras pessoas ligadas à causa passaram a divulgar o desafio no qual as pessoas teriam que doar dinheiro para estudos sobre a enfermidade ou tomar um banho de gelo. A campanha se tornou viral após Mark Zuckerber, criador do Facebook, divulgar o vídeo. Várias celebridades aderiram, a exemplo da modelo brasileira Bündchen e o fundador da Microsoft Bill Gates. 

 

Últimas notícias