PRESERVAÇÃO

Projeto visa compensar os impactos do rompimento da barragem em Mariana

A iniciativa tem como objetivo recuperar cinco mil nascentes e 40 mil hectares de Áreas de Preservação Permanente (APPs)

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 11/12/2019 às 13:46
Foto: Divulgação
FOTO: Foto: Divulgação
Leitura:

Um projeto que terá duração de três anos tem como o objetivo compensar os impactos do rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, Minas Gerais. A barragem de Fundão, da mineradora Samarco, se rompeu no dia 5 de novembro de 2015. A iniciativa, chamada de Projeto-piloto da Rede de Sementes e Mudas da Bacia do Rio Doce, da Fundação Renova visa recuperar cinco mil nascentes e 40 mil hectares de Áreas de Preservação Permanente (APPs).

A expectativa é que o projeto estimule a replicação dessa iniciativa em outros Estados brasileiros, incluindo Pernambuco. O projeto-piloto será inserido especialmente nas áreas onde está sendo desenvolvido o Programa de Recuperação de Nascentes da Fundação Renova, Áreas de Preservação Permanente (APP) e de recarga hídrica.

"A Rede de Sementes terá participação de associações e instituições de ensino presentes na área de abrangência da bacia do rio Doce para auxiliar no desenvolvimento das atividades e contribuir para o sucesso das ações", explicou o analista socioambiental da Fundação Renova, Felipe Tieppo.

Estratégias

Para que as metas do projeto sejam cumpridas nos prazos estabelecidos, serão implementadas metodologias e estratégias que favoreçam o ganho de escala e a inclusão de pessoas dentro da cadeia produtiva da restauração florestal.

Foto: Divulgação
- Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
- Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
- Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
- Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
- Foto: Divulgação

Últimas notícias