Ditadura

Ex-oficial do Chile é condenado por homicídio de jornalistas dos EUA

Jornalistas foram mortos durante a ditadura de Augusto Pinochet, em 1973

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 02/02/2015 às 15:42
Leitura:

Um juiz chileno condenou a sete anos de prisão o brigadeiro reformado Pedro Espinoza pelos homicídios dos jornalistas americanos Charles Horman e Frank Teruggi, dias depois de instaurada a ditadura de Augusto Pinochet, em 1973.

O brigadeiro reformado foi condenado a uma pena de sete anos de prisão por responsabilidade como autor dos dois homicídios, informou nesta segunda-feira o Poder Judiciário chileno em um comunicado.

Espinoza está detido no presídio especial para militares de Punta Peuco, em Santiago, cumprindo penas de violação dos direitos humanos.

O ex-funcionário civil da Força Aérea chilena Rafael González, acusado de cumplicidade com Espinoza, também foi condenado a dois anos de prisão remitida.

As duas penas são de primeira instância e poderão ser apeladas.

A investigação do caso, iniciado pelo juiz Jorge Zepeda em novembro de 2011, concluiu que os jornalistas americanos Charles Horman e Frank Teruggi foram detidos dias depois do golpe militar de 11 de setembro de 1973, que instaurou a ditadura de Pinochet.

Horman, um roteirista que trabalhava para uma produtora de cinema chilena, foi detido por uma patrulha militar em 18 de setembro de 1973, em Santiago, após ser acusado de fazer trabalhos "subversivos", depois de denunciar atividades da CIA contra a administração do então presidente Salvador Allende.

Sua morte, ocorrida um dia depois de sua prisão, inspirou o filme 'Missing - Desaparecido' (1982), do cineasta grego Constantin Costa Gavras.

Teruggi era um estudante de 24 anos que produzia na época o boletim de esquerda FIN (Fonte de Informação Norte-americana), publicado nos Estados Unidos. Seu desaparecimento ocorreu entre 21 e 22 de setembro de 1973.

Os dois desaparecidos foram denunciados por agentes de um Grupo de Inteligência militar dos Estados Unidos que coletava informação sobre americanos que faziam atividades "relacionadas ao extremismo político" dentro e fora de seu país, diz o comunicado do Poder Judiciário.

O juiz Zepeda solicitou em 2012 à Suprema Corte a extradição do americano Ray E. Davis, ex-comandante de Grupo da Missão Militar dos Estados Unidos no Chile, após o golpe militar.

No entanto, Davis morrem em 2013, aos 88 anos, em Santiago, segundo uma certidão de óbito entregue pela embaixada americana no Chile.

O juiz determinou, ainda, que o Fisco chileno pague uma indenização de 315.000 dólares às famílias dos dois jornalistas.

A ditadura de Pinochet (1973-1990) deixou mais de 3.000 mortos e 38.000 torturados, segundo dados oficiais.

Últimas notícias