ABANDONO

Com medo de pegar coronavírus, donos abandonam animais, na China

Segundo um órgão chinês de proteção aos animais, a polícia deverá punir e deter as pessoas que praticam o abandono dos bichos

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 07/02/2020 às 21:44
Foto: GREG BAKER / AFP
Segundo um órgão chinês de proteção aos animais, a polícia deverá punir e deter as pessoas que praticam o abandono dos bichos - FOTO: Foto: GREG BAKER / AFP
Leitura:

Por conta do surto do novo coronavírus, os donos estão abandonando os seus animais, na China, com medo de que eles possam transmitir a doença. Até o momento, acredita-se na possibilidade da transmissão da doença para os humanos por conta da compra e consumo de animais selvagens, atividades que foram suspensas, temporariamente, pelo governo chinês.

Os especialistas explicam que acreditam na tese de que haja um animal intermediário entre os mamíferos e as pessoas. Os cientistas levantaram a hipótese de que o contágio seja viabilizado por meio do pangolim, um mamífero ameaçado de extinção por conta da caça e cheio de escamas.

>> Cientistas apontam pangolim, mamífero em extinção, como possível transmissor do coronavírus

>> Conheça o pangolim, animal suspeito de transmitir o coronavírus

O filtro das redes sociais transformou a mensagem de prudência em "os animais podem contrair o coronavírus", mesmo a Organização Mundial da Saúde (OMS) assegurando de que não haviam provas suficientes para que isso pudesse ocorrer.

Um morador de Pequim confessa estar preocupado. Peng Yunsan, de 31 anos, é dono de um cachorro "obsessivamente limpo", da raça chow chow. Ele tomou medidas de precaução, isolando o cachorro do contato com outros cães e está limpando a sua casa com bastante frequência.

Já Tang, 32, possui dois cachorros e três gatos. Ele afirma que está tendo muito cuidado ao passear com seus cães, mesmo tendo mudado a sua rotina por medo do contágio da doença.

Mesmo sendo verdade o fato de existirem tipos conhecidos de coronavírus que chegam a afetar cães e gatos, a transmissão da doença se propaga unicamente entre os membros da mesma espécie.

O pânico tem sido tão grande na China, que foram registrados, nos últimos dias, inúmeros casos de abandono de animais, de acordo com a imprensa local. Nas redes sociais, internautas afirmaram que, nas cidades como Tiajin (no norte) e Xangai (no leste), algumas pessoas mataram seus animais, jogando eles nos terraços de suas casas, ainda que nenhuma instituição tenha confirmado os fatos até o momento.

O que diz o órgão protetor dos animais?

Sobre esse assunto, o vice-presidente para campanhas internacionais da organização de Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais (Peta), Jason Baker, afirma que "a polícia deve deter e punir as pessoas cruéis que estão matando esses animais".

Últimas notícias