PF

Polícia Federal deflagra Operação Leviatã, nova fase da Lava Jato

O filho do senador Edison Lobão, Márcio Lobão, e o ex-senador Luiz Otavio Campos estão sendo investigados

JC Online e Estadão Conteúdo
Cadastrado por
JC Online e Estadão Conteúdo
Publicado em 16/02/2017 às 7:51
Foto: ABr
O filho do senador Edison Lobão, Márcio Lobão, e o ex-senador Luiz Otavio Campos estão sendo investigados - FOTO: Foto: ABr
Leitura:

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (16), a Operação Leviatã, para investigar esquema de pagamento de propinas a dois partidos políticos, por parte de empresas integrantes do consórcio construtor da Hidrelétrica de Belo Monte. Estão sendo cumpridos seis mandados de busca e apreensão expedidos pelo Ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF). De acordo com o jornal Estado de S. Paulo, o filho do senador Edison Lobão, Márcio Lobão, e Luiz Otavio Campos, ex-senador, estão sendo investigados.

Estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão no Rio de Janeiro, Belém e Brasília, nas residências dos investigados e escritório de trabalho. Essa é a primeira fase ostensiva da operação solicitada pela Procuradoria-Geral e autorizada pelo ministro Fachin, novo relator da Lava Jato no Supremo.

Operação Leviatã apura pagamento de propina a dois partidos políticos

As medidas da Operação Leviatã decorrem de representação formulada pela Polícia Federal, no curso do inquérito que apura pagamento de propina a dois partidos políticos, no percentual de 1% sobre as obras civis da Hidrelétrica de Belo Monte, por parte das empresas integrantes do consórcio construtor. 

Nova fase da Lava Jato faz referência à obra O Leviatã

Segundo a Polícia Federal, o nome da operação faz referência à obra O Leviatã. Nela, Thomas Hobbes disse que o “homem é o lobo do homem”, comparando o Estado a um ser humano artificial criado para sua própria defesa e proteção, pois se continuasse vivendo em Estado de Natureza, guiado apenas por seus instintos, não alcançaria a paz social.

Últimas notícias