VOTAÇÃO

Para o STF, condenação em segunda instância interrompe prescrição de crimes

Mesmo com maioria, julgamento sobre segunda instância fica suspenso até retorno de Celso de Mello

Agência Brasil
Cadastrado por
Agência Brasil
Publicado em 05/02/2020 às 20:46
Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Seis dos onze ministros já se colocaram contra a ação - FOTO: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Leitura:

Por 7 votos a 2, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram nesta quarta-feira (05) que a confirmação de uma sentença em segunda instância interrompe o prazo da prescrição de crimes.

>> Opinião: Visões antagônicas sobre prisão em segunda instância

Com a decisão, a publicação do acórdão da decisão zera o prazo que a Justiça tem para punir o condenado, e o tempo de prescrição começa a contar novamente. De acordo com o Código Penal, o prazo varia entre três e 20 anos, dependendo da pena máxima.

A medida está prevista no Artigo 117, Inciso IV, do Código Penal, mas o plenário do STF precisou julgar a questão devido às divergências de entendimento entre os ministros que compõem a duas turmas do Supremo.

Conforme o dispositivo, o curso do tempo de prescrição "interrompe-se pela publicação da sentença ou acórdão condenatórios recorríveis". Para alguns ministros, a prescrição é interrompida somente a sentença condenatória for confirmada na segunda instância, não sendo aplicada nos casos de diminuição ou aumento da pena. 

Retorno de Celso de Mello

Apesar da maioria de votos, o presidente da Corte, Dias Toffoli, suspendeu o julgamento para aguardar o retorno do ministro Celso de Mello, que está de licença médica até 19 de março. Mello se recupera de uma cirurgia no quadril. 

Últimas notícias