pernambucano

Sérgio Guerra aparece como dono de offshore no 'Panama Papers'

Pernambucano teria aberto uma offshore em março de 1992, quando era deputado federal

Da editoria de Política
Cadastrado por
Da editoria de Política
Publicado em 04/04/2016 às 9:29
Foto: JC Imagem
Pernambucano teria aberto uma offshore em março de 1992, quando era deputado federal - FOTO: Foto: JC Imagem
Leitura:

O ex-senador pernambucano Sérgio Guerra, falecido em 2014, é um dos políticos brasileiros cujo nome aparece nos documentos da Mossack Fonseca como dono de uma empresa offshore, segundo o levantamento feito pelo blog de Fernando Rodrigues, do UOL, com base nos documentos do Panama Papers. Segundo a página, parentes ou políticos de sete partidos aparecem na lista: PDT, PMDB, PP, PSB, PSD, PSDB e PTB.

Sérgio Guerra teria aberto uma offshore com a esposa, Maria da Conceição, e um dos filhos, Francisco, em março de 1992, quando o pernambucano era deputado federal. A New Deal Corporation teria emitido poderes para os três por meio de um dos escritórios de Miami, nos Estados Unidos.

Segundo o blog, porém, a companhia foi desativada em 1994 por causa da falta de pagamento das taxas do ano anterior. A correspondência da Mossack Fonseca também registra que os Guerra não voltaram a mostrar interesse em manter a empresa.

A legislação brasileira permite a qualquer cidadão a abertura de empresas em paraísos fiscais, mas cobra que a operação esteja registrada no Imposto de Renda do proprietário. Todo envio de recursos para o exterior também precisa ser comunicado ao Banco Central, dependendo do valor.

O blog de Fernando Rodrigues informa ter procurado a família de Sérgio Guerra por meio da assessoria de imprensa do PSDB nacional. O partido teria afirmado que o político morreu há 2 anos e que não comentaria o caso.

Sérgio Guerra foi deputado estadual, federal e senador por Pernambuco entre os anos de 1983 e 2014, quando faleceu em decorrência de complicações relacionadas a um quadro infeccioso após a descoberta de um câncer de pulmão e uma pneumonia. Economista, o tucano foi presidente nacional do PSDB entre novembro de 2007 e maio de 2013.

sergio-guerra-470

Últimas notícias