transporte

Vereador pede na Justiça retorno de meia passagem aos domingos

Rinaldo Junior (PRB) ingresosu com ação popular e pede volta do benefício por liminar

Mariana Araújo
Cadastrado por
Mariana Araújo
Publicado em 11/04/2017 às 19:39
Foto: Câmara do Recife/Ascom
Vereador Rinaldo Júnior (PSB) - FOTO: Foto: Câmara do Recife/Ascom
Leitura:

O vereador do Recife Rinaldo Junior (PRB) ingressou com uma ação popular solicitando à Prefeitura do Recife e ao Grande Recife Consórcio de Transporte que retorne com a meia passagem para todos os usuários de ônibus aos domingos, na Região Metropolitana. No final do mês de março deste ano, o Grande Recife suspendeu o benefício para os passageiros que pagam a passagem com dinheiro, mantendo o desconto apenas para quem tem VEM.

Segundo o vereador, o tema veio à tona numa audiência pública sobre a segurança no transporte público. “A gente entendeu que essa manobra para tirar a meia passagem do dia de domingo, deixando só pelo VEM, foi uma maneira de deixar que a bilhetagem eletrônica é um sucesso. Mas o trabalhador que não tem VEM, que tira os dias de domingo para passear com a família, que está desempregado, ele perdeu um ganho que tinha desde 2004”, declarou.

Rinaldo Junior informou, ainda, a o juiz Djalma Andrelino Nogueira Junior, da 4ª Vara da Fazenda Pública da Capital, deu três dias para o Grande Recife se manifestar. “A gente pede que seja liminarmente cancelada essa ação. A gente espera que o juiz vá reconhecer isso”, acrescentou.

BILHETAGEM

Para o vereador, há também a possibilidade de as empresas estarem testando o pagamento da passagem unicamente por maneira eletrônica e passar a dispensarem os cobradores de suas funções. Nesta semana, um protesto da empresa Caxangá paralisou as atividades para protestar contra demissões de cobradores. “Isso (a retirada meia passagem) pode ter sido uma manobra do patronato para tentar mostra para a cidade do Recife que a bilhetagem pode funcionar sem o cobrador”, pontuou.

Últimas notícias