Coluna Cena Política

Às vezes, é preciso assustar os maus por sobrevivência. STF deve agir de forma exemplar

As contínuas notas de repúdio tornaram-se piada nas redes sociais, mas simbolizam a falta de reação perante crimes sendo continuamente cometidos.

Igor Maciel
Cadastrado por
Igor Maciel
Publicado em 15/06/2020 às 8:58 | Atualizado em 15/06/2020 às 10:02
REPRODUÇÃO/TWITTER
s fogos foram disparados às 21h30 na direção do edifício principal do STF, na Praça dos Três Poderes, enquanto os manifestantes xingavam ministros da Suprema Corte - FOTO: REPRODUÇÃO/TWITTER

Há um um poema que circula bastante na internet, sobre a necessidade de reagir às agressões desde o início, para não deixar que elas se multipliquem pelo seu silêncio. É algo assim:

Na primeira noite eles se aproximam e roubam uma flor do nosso jardim. E não dizemos nada. Na segunda noite, já não se escondem: pisam as flores, matam nosso cão, e não dizemos nada. Até que um dia, o mais frágil deles entra sozinho e nossa casa, rouba-nos a luz e, conhecendo nosso medo, arranca-nos a voz da garganta. E já não podemos dizer nada
Eduardo Alves da Costa

Pois bem. Toda blogueira de instagram e youtuber já postou isso alguma vez na vida. Os ministros do STF, pelo jeito, nunca viram. É um poema do brasileiro Eduardo Alves da Costa, escrito nos anos 60 e por muitos anos atribuído ao poeta russo Vladimir Maiakovski nessas confusões que a internet faz, às vezes de propósito, às vezes sem querer.

É difícil ser mais claro que o poema. Não é difícil de entender. E é bom que fique claro para o Congresso Nacional e para todas as instituições sérias desse País. As contínuas notas de repúdio tornaram-se piada nas redes sociais, mas simbolizam a falta de reação perante crimes sendo continuamente cometidos. A demora para que se prendesse a tresloucada Sara Winter (que, na verdade, se chama Geromini) é um exemplo claro disso.

Ativista bolsonarista Sara Winter é presa pela Polícia Federal

Antes dela, imaginava-se que ameaçar um ministro do STF e até as pessoas que trabalham para ele seria motivo de prisão em questão de horas.

Depois dela, sabe-se que pode demorar semanas e talvez alguém tenha que fazer um ataque ainda mais pesado para que a Corte e a Polícia finalmente se mexam.

Quanto mais se demora em tomar um atitude, mais impactante essa atitude precisa ser. A Justiça fez somente agora o que deveria ter feito há quase duas semanas. E agora isso é insuficiente. 

O Supremo Tribunal Federal foi atacado. O rosto do herói sangrou e todo mundo viu. Agora, todos os bandidos sabem que ele pode ser atingido. Os poderes da República não podem sangrar sem que o revide seja exemplar.

Nota de repúdio não pode virar trilha sonora de comédia.

Citação

Na primeira noite eles se aproximam e roubam uma flor do nosso jardim. E não dizemos nada. Na segunda noite, já não se escondem: pisam as flores, matam nosso cão, e não dizemos nada. Até que um dia, o mais fr&aacu

Eduardo Alves da Costa

Comentários

Últimas notícias