Pouca vacina

Prefeitos reclamam que Recife é privilegiada com vacinas. Capital recebe mais doses na distribuição

Com população que representa 17% do estado, Recife recebeu 22% do último lote. Olinda, que tem a mesma proporção de idosos e representa 4,4% da população de PE, recebeu 4,1% das doses.

Imagem do autor
Cadastrado por

Igor Maciel

Publicado em 17/03/2021 às 18:17 | Atualizado em 17/03/2021 às 19:11
Análise
X

Recife já está vacinando idosos com 70 anos ou mais. E há municípios, como Olinda, que tiveram que suspender a vacinação por falta de imunizante, esta semana.

Poucas são as cidades que já conseguiram levar a faixa etária da vacinação abaixo dos 80 anos.

Isso tem gerado uma revolta, ainda um tanto silenciosa, entre os prefeitos. Mas, só os da oposição começaram a reclamar publicamente. É o caso dos gestores de Araripina, Goiana e Belo Jardim. Mas, não se trata de algo partidário. Os mais calados, preocupados em não falar pra não gerar problemas com o PSB, também estão incomodados.

O fundo da questão: muitos acreditam que o prefeito do Recife, João Campos (PSB), está sendo privilegiado na distribuição dos imunizantes.

Os critérios utilizados pela secretaria de Saúde do Estado têm a ver com a população de cada município. Cidades com maior número de habitantes receberiam proporção maior de vacinas. Mas, a proporção da população não está acompanhando a de vacinas distribuídas.

Um prefeito do Agreste, aliado do governo, diz que está aplicando todas as unidades que chegam e não consegue nem chegar perto da proporção de idosos vacinados da capital.

Na última reunião, esta semana, para tratar sobre as medidas restritivas, alguns gestores citaram a preocupação com as vacinas, mas afirmam que nenhuma solução foi apresentada. "Dizem que o problema é o governo Federal que ainda não mandou o suficiente. E fica por isso. Estamos recebendo de conta-gotas", diz um dos gestores.

A coluna fez um cálculo. Esta semana, o governo de Pernambuco recebeu mais 198,6 mil doses. Dessas, 193,5 mil foram distribuídas para as cidades e o restante, cerca de cinco mil, foi para as unidades estaduais.

Recife tem 17% da população do estado, e ficou com 22% das doses (43,8 mil), 5% acima do percentual da população.

Jaboatão dos Guararapes tem 7,5% da população do estado, mas ficou com 6,7% das vacinas (13 mil).

Caruaru, que tem 3,8% da população, recebeu 3,2% das doses (6,2 mil).

Quando foi questionada pelo Uol, em reportagem recente, a Secretaria de Saúde de Pernambuco informou que os critérios incluem também a proporção de pessoas na faixa de risco que vivem nessas cidades.

Mas, se considerarmos Olinda, vizinha ao Recife, a cidade tem a mesma proporção de idosos, por exemplo (cerca de 13%), sua população total representa 4,4% do estado, mas enquanto o Recife recebeu 5% a mais do que sua participação populacional (de 17% para 22%), Olinda recebeu apenas 4,1% das vacinas.

A matemática não encaixa e os prefeitos seguem reclamando.

Tags

Autor