Cena Política

PSB e PT que agora reclamam da privatização da Eletrobrás são os mesmos que ajudaram a eleger Arthur Lira

Partidos levantam suas bandeiras reclamando das decisões do presidente da Câmara que não deu espaço para que se discutisse o texto da medida. Mas, apoiaram a eleição do bolsonarista no início do ano.

Imagem do autor
Cadastrado por

Igor Maciel

Publicado em 24/05/2021 às 8:00
Análise
X

Para ser oposição, é preciso ter do que reclamar. E para ter do que reclamar, às vezes é preciso ceder à vitória do inimigo, ao menos um pouco.

É lógico que os motivos para integrantes de partidos como PT e PSB votarem em Arthur Lira (PP), na eleição da Mesa Diretora, tem ainda muito pra ser explicado.

Mas, "tratoraços" e Codevasf à parte, tem também um pouco de levantar o inimigo para ter em que atirar.

Entidades criticam privatização da Eletrobras: 'tarifas mais altas serão pagas pelo consumidor"

A plataforma de campanha de Lira foi, desde o início, desestatização e aceleração das reformas. O PT e o PSB, quando perguntados os seus parlamentares por que muitos apoiavam Lira, bolsonarista e com essas pautas, diziam que "eleição interna do Congresso é diferente".

Chegavam a dizer que Baleia Rossi (MDB) é que era ruim.

Curioso, Baleia Rossi fez campanha apoiando pautas da esquerda. Mas, se agora o emedebista fosse o presidente da Câmara, o PT e o PSB iriam reclamar de que?

Os deputados e senadores que votaram e Lira e Pacheco sabiam exatamente o que iria acontecer. Podem reclamar de qualquer coisa, menos de traição à pauta eleitoral de fevereiro passado.

Com privatização na Eletrobras, entenda o que pode mudar na Chesf e como isso afeta a sua vida

É preciso notar, principalmente, o tempo em que vivemos. Falta pouco mais de um ano para a eleição que vai renovar ou não mandatos no Legislativo e ter do que reclamar é essencial para manter a postura de revolta nas redes sociais.

Em alguns segmentos partidários, ser contra tudo dá muitos votos e é essencial para sobreviver politicamente.

Tags

Autor