Cena Política

Esquerda organiza novas manifestações para o dia 19 e ainda não se sabe quem mandou a Polícia agir no Recife

Importante que, dessa vez, haja não apenas o silêncio passivo do governo, mas a ordem ativa sobre os acontecimentos. Porque esse parece ter sido o maior problema do sábado.

Imagem do autor
Cadastrado por

Igor Maciel

Publicado em 02/06/2021 às 15:46 | Atualizado em 02/06/2021 às 15:48
Análise
X

O que o governador Paulo Câmara (PSB) afirmou em entrevista à Rede Globo, nesta quarta-feira (2), é que a ordem para agir contra os manifestantes não saiu da sala de monitoramento em que estava o secretário Antônio de Pádua.

Diz ainda que o governo não sabe quem disparou os tiros ou quem impediu o socorro às vítimas.

A demissão do comandante da Polícia Militar, assinada pelo governador, evidencia quem manda, mas não responde à questão essencial desse evento: quem controla os homens nas ruas?

O tempo para que essa resposta apareça é curto pela sua urgência natural, mas fica limitado pelo calendário, já que os mesmos grupos que se manifestaram no sábado passado estão marcando novas manifestações para o próximo dia 19 em todo o Brasil e, certamente, o Recife terá holofotes do tamanho de um país.

Bolsonaristas também estão marcando manifestação para o Recife e se fala até na possibilidade de presença do presidente da República.

Seria importante que houvesse uma resposta até que as pessoas, de qualquer lado, vão às ruas novamente.

Mais que isso, é importante que, dessa vez, haja não apenas o silêncio passivo do governo, mas a ordem ativa sobre os acontecimentos. Porque esse parece ter sido o maior problema do sábado.

Tags

Autor