Bolsonaro nunca descobriu como ser presidente. Não sabe como sobreviver na floresta e prefere colocar fogo nela
O presidente nunca teve acesso às grandes rodas de discussão políticas e agora que é obrigado a estar nelas, para não parecer ignorante, grita que tudo é fraude e tudo é mentira.
Bolsonaro é um deputado de baixo clero, nunca vai deixar de ser e não quer deixar de ser. Ser deputado de baixo clero demanda bem menos responsabilidade do que ser presidente.
Nosso chefe do Executivo é preguiçoso e acomodado.
Os exemplos são muitos, mas a visão limitada para diversos assuntos é a mais significativa.
O caso mais recente é a declaração sobre a apuração das eleições. Bolsonaro afirmou que a contagem dos votos é feita por "meia dúzia de pessoas, numa sala do TSE".
Se fosse um deputado de baixo clero, falando apenas para seus apoiadores, a ignorância seria ignorada, mas é um presidente da República.
E lá vai o TSE explicar o passo-a-passo da apuração que começa nas urnas, com impressão (sim, impressão) de boletins. Uma dessas vias dos boletins é afixada no local de votação e as outras são distribuídas para os fiscais dos partidos.
A totalização é feita no TSE, mas os partidos têm acesso a todo o processo.
- Comando das Forças Armadas apoia determinação de Bolsonaro de ameaçar eleições, diz portal
- Bolsonaro evita comentar sobre Braga Netto: 'A resposta está na nota dele'
- 'Pode ser um partido para disputar as eleições? Pode ser', diz Bolsonaro sobre PP
- É um triste retrocesso a decisão de Bolsonaro de recriar Ministério do Trabalho
Bolsonaro não sabe disso porque nunca teve qualquer importância ou fez parte da cúpula de algum dos nove partidos nos quais já esteve. Mesmo no PSL, quando alugou a sigla, quem assumiu tudo foi o falecido Gustavo Bebiano. O então candidato Jair Bolsonaro não se metia em nada, porque não entendia.
A visão de Bolsonaro é de alguém que nunca teve acesso às grandes rodas de discussão políticas e agora que é obrigado a estar nelas, para não parecer ignorante, grita que tudo é fraude.
Há quem veja isso como estratégia.
Mas, parece de verdade é com a imagem de alguém que nunca esteve numa floresta e, perdido, ao invés de aprender como sobreviver, põe fogo nas árvores.