Cena Política

Renan Calheiros queria fazer média com eleitores que chamam Bolsonaro de genocida ao vazar relatório da CPI

Ao vazar o documento, com o texto original e cheio de acusações que ainda seriam discutidas, Renan fez uma média com os grupos que acusam Bolsonaro de "genocida" e "assassino".

Imagem do autor
Cadastrado por

Igor Maciel

Publicado em 18/10/2021 às 10:35
Análise
X

O adiamento da apresentação do relatório final, na CPI da Covid, tem como motivo uma verdade incontestável em Brasília: Renan Calheiros (MDB) sempre será Renan Calheiros.

O relator da CPI quis faturar politicamente com o texto e ganhar votos na esquerda. Para isso, montou uma estratégia em que vazaria o relatório antes de ele ser discutido com o restante dos senadores que compõem o grupo de sete parlamentares que fazem oposição a Bolsonaro (sem partido) na comissão.

No relatório vazado, o senador alagoano colocou supostos crimes que, ele sabe, não se sustentam juridicamente, como o de "genocídio indígena" e "homicídio comissivo".

Acontece que uma reunião do G7, o grupo dos senadores que inclui Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Omar Aziz (PSD-AM), estava marcada para esta segunda-feira (18). Era esperado que alguns ajustes iriam acontecer, para garantir que a estratégia tivesse sucesso e o relatório final da CPI fosse levado a sério.

Mas, ao vazar o documento, com o texto original e cheio de acusações que ainda seriam discutidas, Renan fez uma média com os grupos que acusam Bolsonaro de "genocida" e "assassino".

>>> Senadores governistas articulam reação à CPI da Covid

Renan também incluiu, no texto vazado, acusações contra os filhos do presidente. Quando os colegas alterassem o texto, o alagoano poderia dizer aos eleitores que tentou mostrar que Bolsonaro e a família eram assassinos, mas foi impedido pelo restante do grupo.

Os colegas entenderam a jogada e, com toda razão, ficaram muito irritados com a deslealdade. Agora, vão estudar quando apresentam o relatório que deveria sair nesta terça-feira (19).

O mais estranho, de toda essa história, é alguém ainda confiar em Renan. Mas, Brasília é estranha.

Tags

Autor