Cena Política

Raquel Lyra usa imagem de Eduardo Campos em inserção partidária. Sim, ela pode. Miguel e Anderson também

Se quiserem, todos os candidatos da oposição terão o direito de usar imagem de Eduardo Campos na campanha, porque todos eram aliados ou membros do PSB até alguns anos atrás

Imagem do autor
Cadastrado por

Igor Maciel

Publicado em 03/03/2022 às 8:21 | Atualizado em 03/03/2022 às 20:16
Notícia
X

A prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), usou a inserção partidária do PSDB, circulando esta semana, para dar o tom do que será seu argumento de campanha para o governo. Falou da "força da mulher", isso é o básico e essencial num eleitorado majoritariamente feminino, mas chamou a atenção o uso da imagem de Eduardo Campos.

Para quem não lembra, Raquel esteve por quase toda a vida no PSB e sempre teve boa relação com o ex-governador, até sua morte.

O pai, João Lyra Neto (PSDB), foi vice de Campos.

Ela só saiu em 2016 quando o partido lhe negou legenda para disputar a prefeitura de Caruaru. Ela foi ao PSDB, e se elegeu. A foto com Eduardo na inserção partidária mostra que o discurso de Raquel pode ser parecido com o que Marília Arraes tinha em 2019, prestes a disputar a prefeitura do Recife.

DIVULGAÇÃO
Raquel Lyra (PSDB) e Marília Arraes (PT) - DIVULGAÇÃO

A petista dizia que "o PSB de hoje não é o PSB de Miguel Arraes e nem o de Mangabeira".

Raquel também poderá dizer que o "PSB de hoje não é o PSB de Eduardo"? Talvez, o partido mudou muito após o acidente de avião em 2014. Resta saber se o eleitor irá absorver essa mensagem e simpatizar com a causa.

Clemilson Campos/JC Imagem
Governador Eduardo Campos sanciona projeto da deputada aliada Raquel Lyra que impõe regras mais rígidas para as transições administrativas no Estado - Clemilson Campos/JC Imagem

Resta saber também se isso não fará com que, sem ganhar votos à esquerda, Raquel acabe perdendo votos mais conservadores atraídos pelo PSDB.

Já os socialistas podem tentar fazer o que o também neto de Arraes fez em 2017. Antônio Campos foi à Justiça para impedir o PSB de usar a imagem de Miguel Arraes. Não deu certo na época, mas quem sabe agora?

Um detalhe importante é que Miguel Coelho (UB) também teria o mesmo direito de Raquel Lyra. Ele também foi do PSB e também saiu somente após a morte de Eduardo.

Reprodução
Miguel Coelho e Eduardo Campos - Reprodução

Se quiser exaltar a figura do ex-governador, terá muito material para isso. A questão, mais uma vez, é até que ponto isso ajuda ou atrapalha quem, hoje, depende de votos conservadores na oposição ao PSB.

Se o cálculo de Raquel para ir mais à esquerda, com a imagem de Eduardo, der errado, Anderson Ferreira (PL) com um palanque assumidamente bolsonarista, estará pronto para receber os eleitores incomodados.

O que é curioso, porque dos três candidatos da oposição, Anderson foi o que ficou mais tempo aliado do PSB após a morte de Eduardo. Só deixou de ser aliado de Paulo Câmara (PSB) e cia em 2018.

Sim, os três pré-candidatos da oposição, hoje, eram do PSB ou da Frente Popular até alguns anos atrás. O que mostra que talvez o argumento de Marília, lá atrás, tivesse fundo de verdade: "o PSB não é mais o mesmo".

O que era um grupo só, na época de Eduardo, hoje está dividido em quatro ou cinco plataformas. Isso diz algo sobre Eduardo e sobre o PSB atual.

Tags

Autor