Cena Política

Daniel Silveira é só mais um elemento na crise de credibilidade do STF. E a culpa é dos ministros

A responsabilidade maior é dos próprios ministros, por terem exposto a instituição, tentando atropelar sua necessária posição de avistar os acontecimentos do alto.

Imagem do autor
Cadastrado por

Igor Maciel

Publicado em 28/04/2022 às 12:38
Análise
X

A informação divulgada pelo Blog de Jamildo com os números das redes sociais do deputado Daniel Silveira (PTB) nas últimas semanas falam mais sobre o STF como Poder da República do que sobre o próprio parlamentar.

O motivo é simples: Silveira teve todos os perfis cancelados a mando do Supremo Tribunal Federal. Ele não deveria ter redes sociais.

Ele deveria estar sendo monitorado por uma tornozeleira eletrônica, mas não estava porque o equipamento ficou desligado vários dias.

Ele deveria perder o mandato ao ser condenado dias atrás, mas virou vice-presidente de uma das comissões mais importantes da Câmara.

Ele deveria ter sido preso, por ordem do STF, mas recebeu um perdão de Bolsonaro que ninguém sabia dizer se era legal. Fato: o STF já completa uma semana sem conseguir dar uma resposta.

A culpa pelo enfraquecimento da Suprema Corte é de Bolsonaro? Parte dela. A responsabilidade maior é dos próprios ministros, por terem exposto a instituição, tentando atropelar sua necessária posição de avistar os acontecimentos do alto.

"The buck stops here", a expressão que é lema da presidência americana e significa só dar a última palavra, a última ação e só entrar no assunto quando tem certeza que pode resolvê-lo é uma regra que mantém a credibilidade das instituições que são pilares da democracia.

O STF não pode entrar numa situação em que existe a chance de ser desmentido ou enfrentado.

Quando isso acontece e não há consequências duras e claras, a instituição toda fica desmoralizada.

É o que está em curso.

Tags

Autor