Cena Política

Alckmin concorda com o plano de governo do PT? Se for assim, vai ser preciso procurar outro tucano

Papel do ex-governador paulista era dar equilíbrio ao radicalismo da esquerda na chapa lulista. Se ele concorda com o que foi apresentado, não serve.

Imagem do autor
Cadastrado por

Igor Maciel

Publicado em 06/06/2022 às 15:29 | Atualizado em 06/06/2022 às 15:43
Análise
X

Uma opinião importante que gera curiosidade sobre o programa de governo do PT é a de Geraldo Alckmin (PSB).

Desde que vazaram as diretrizes do texto que Lula (PT) pretende apresentar com suas propostas para um terceiro mandato, ficou essa dúvida.

Porque o teor do documento é bem diverso daquilo que Alckmin defendeu a vida inteira.

Tem ficado cada vez mais comum mudar de opinião dependendo da ocasião, principalmente quando se está filiado ao PSB que já mudou o que pensa sobre o PT várias vezes.

O problema é que Alckmin é conhecido por ser muito religioso, católico fervoroso. O PT até já o acusou de fazer parte de uma “seita católica radical”. Era uma maluquice, mas tinha base na conhecida beatice do ex-governador paulista.

E o programa de governo do PT defende o aborto. Vamos lá, sei que vão questionar, então é bom colocar o texto do jeito que está lá: “O estado deve assegurar às mulheres o exercício de seus direitos sexuais e reprodutivos”.

A palavra aborto não é mencionada. É um jeito de dizer aos que defendem o aborto que o tema está lá, enquanto diz a Geraldo Alckmin que não está? É desonesto, é pouco claro, mas Alckmin concorda?

O PT defende "revogar o teto de gastos", aquele que dá um mínimo de moralidade à imoralidade dos gastos públicos. Alckmin era contra a revogação. Agora está de acordo?

O PT também propõe "modificar as leis trabalhistas" (sem falar em revogar o que Temer (MDB) fez) sinalizando aos aliados que sonham com a volta dos sindicatos fortes que recebiam rios de dinheiro do contribuinte. Alckmin era contra, agora será a favor?

Cita também que "não concorda com a privatização da Eletrobras". O ex-governador paulista era favorável à privatização. O vice de Lula é contrário também?

Equilíbrio onde?

É muito importante saber o que Alckmin pensa, porque a entrada dele na chapa tinha o objetivo declarado de amenizar a preocupação de quem conhece bem como funciona o PT no poder.

Alckmin estava ali para suavizar e mostrar que Lula governaria para todos se fosse eleito e não apenas para a esquerda radical que vive sob uma Síndrome de Estocolmo na relação com com o ex-presidente.

O ex-tucano que virou socialista seria um ponto de equilíbrio. Se ele está sendo ouvido e, mesmo assim, vai concordando com tudo, é melhor irem atrás de outro tucano para continuar vendendo essa conversa mole.

Ninguém vai mais confiar em Alckmin para esse papel.

Tags

Autor