Cena Política

Prefeito de Caruaru, em "busca por brilho próprio", reduz participação de Raquel Lyra no São João de Caruaru

Festa poderia ser um trunfo para a campanha da ex-prefeita. Pré-candidata, no entanto, virou "apenas mais uma visita". Adversário dizem que o prefeito quer se descolar.

Imagem do autor
Cadastrado por

Igor Maciel

Publicado em 20/06/2022 às 11:52 | Atualizado em 20/06/2022 às 12:00
Análise
X

Em abril, quando as candidaturas ainda estavam sendo postas sobre o tabuleiro de Pernambuco, a coluna explicou que a oposição tentava um “movimento de pinça”, uma estratégia militar, sobre o PSB e a Frente Popular.

Na prática, dois membros da oposição atacam flancos poderosos da campanha de Danilo Cabral (PSB), usando Lula e Bolsonaro. Enquanto outros dois atacam de frente.

Nesse texto de abril, foi avisado que atacar dessa forma é um risco, porque as bases ficam desprotegidas. É necessário ter muita segurança de que na sua retaguarda tudo ficará seguro.

Miguel Coelho (UB) deixou um vice com quem se entende na prefeitura. Anderson Ferreira (PL) também. Marília Arraes (SD) colocou a própria irmã para assegurar suas próprias bases. E Raquel Lyra (PSDB)?

Desde que assumiu o cargo de prefeito em Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSDB) tem criado situações, no mínimo, curiosas.

Primeiro foi visitar Paulo Câmara (PSB) no Palácio dos Campo das Princesas. Levou presentes, falou de quando era socialista e sobre ser afilhado de batismo de José Queiroz (PDT), adversário de Raquel e aliado do PSB.

CAMPO DAS PRINCESAS
ENCONTRO Prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSDB), e o Governador Paulo Câmara (PSB) se reuniram, hoje, no Palácio do Campo das Princesas, no Recife - CAMPO DAS PRINCESAS

Depois, transformou o São João da Capital do Forró, maior festa do estado nessa época, em passarela para todos os adversários da aliada Raquel Lyra. No último fim de semana, houve relatos de que ela precisou ficar esperando Marília sair dos camarotes para poder subir.

Um dos grandes trunfos da ex-prefeita era a festa de dimensões colossais para ganhar mais visibilidade.

O ex-vice tratou de transformar a ex-prefeita Raquel em “apenas mais uma convidada”.

A coluna conversou com pessoas que estavam nos camarotes quando os pré-candidatos passaram pelo São João. A ideia de Anderson Ferreira (PL) e Gilson Machado (PL) subirem ao palco, por exemplo, foi do próprio Rodrigo. “O prefeito pegou eles pelo braço”, comentou alguém que viu a cena.

Nesta noite, Anderson foi "abençoado" no palco do São João de Caruaru.

Instagram @andersonferreira.22
Anderson Ferreira (PL), pré-candidato ao Governo de Pernambuco, foi levado ao palco do São João de Caruaru pelo cantor Thalles - Instagram @andersonferreira.22

Com Miguel Coelho (UB) dias atrás, também houve muita atenção e fotos "cheias de entusiasmo".

Jonas Santos/Divulgação
Miguel foi recebido pelo prefeito Rodrigo Pinheiro no São João de Caruaru - Jonas Santos/Divulgação

Com Marília, no sábado, a animação era total e os registros no Instagram do prefeito comprovam isso.

Com Paulo Câmara e Danilo Cabral (PSB), no domingo, mais animação e muitas fotos.

Marcus Mendes
Danilo Cabral (PSB), pré-candidato ao Governo de Pernambuco, e Rodrigo Pinheiro (PSDB), prefeito de Caruaru - Marcus Mendes

Com Raquel Lyra nenhum registro em todo o fim de semana.

Questionado, um dos pré-candidatos recebidos por Rodrigo, após uma bela risada, resume: “Ele tá buscando brilho próprio”.

No principal dia da festa, esta semana, Bolsonaro deve visitar Caruaru. Mais uma vez, Anderson e Gilson Machado estarão na área. Já é uma certeza.

Se Raquel estará, não se sabe.

Tags

Autor