LULA

Lula convoca Marina e Sônia Guajajara para reunião; entenda motivo

Depois de aprovação da MP, presidente marca reunião entre ministras.

Imagem do autor
Cadastrado por

Marcus Vinícius

Publicado em 25/05/2023 às 18:15 | Atualizado em 25/05/2023 às 18:19
Notícia
X

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu reunir as ministras Marina Silva e Sônia Guajajara, do Meio Ambiente e dos Povos Indígenas, respectivamente.

Segundo informações da Secretaria de Comunicação Social (Secom), a reunião está marcada para sexta-feira (26) com o objetivo de debater a Medida Provisória (MP) da reestruturação dos Ministérios.

Na última quarta-feira (24), foi aprovada pela comissão mista a proposta feita pelo relator, Isnaldo Bulhões (MDB-AL), que tratava sobre a MP que reorganizava a Esplanada. A proposta foi aprovada com 15 votos a favor e 3 contra.

Com a aprovação, a medida promete um esvaziamento no Ministério do Meio Ambiente, atualmente comandado pela ministra, Marina Silva. Desta forma, o ministério dos Povos Indígenas também perde com essas mudanças. A demarcação de terras sai da pasta e acaba voltando para o Ministério da Justiça.

A REUNIÃO COM AS MINISTRAS

A reunião ainda não tem horário marcado, mas está planejada para acontecer amanhã pela manhã, no Palácio do Planalto.

Segundo informações do Estadão, a agenda deve contar com Lula, Marina, Guajajara e os ministros palacianos - Paulo Pimenta (Secom), Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Rui Costa (Casa Civil), Márcio Macedo (Secretaria-Geral) e general Marcos Antonio Amaro (GSI).

Nesta quarta (24), a ministra Sônia Guajajara declarou estar frustrada em relação ao presidente Lula devido ao esvaziamento do ministério comandado por ela e do Ministério do Meio Ambiente.

"Não posso negar que há, sim, uma certa frustração. Até porque o presidente Lula se comprometeu durante a campanha, prometeu ministério, cumpriu, e esse ano se posicionou fortemente com esse protagonismo dos povos indígenas e a retomada da demarcação dos territórios", declarou Sônia ao Globonews.

A ministra, Marina Silva também reagiu à aprovação da MP. Marina falou em "resistir" à situação e comparou o cenário atual ao de um violinista que permanece tocando em um concerto após as cordas de seu instrumento estourarem e, mesmo assim, encanta a plateia.

 

Tags

Autor