OPINIÃO

Novo ministro da Saúde pode ser definido nesta quinta

Veredito deve acontecer durante reunião do presidente com o deputado Capitão Augusto (PSL-SP), coordenador da bancada de Segurança Pública na Câmara

Cláudio Humberto
Cadastrado por
Cláudio Humberto
Publicado em 04/06/2020 às 7:20
Foto: Gilberto Nascimento/ Câmara dos Deputados
Alberto Fraga - FOTO: Foto: Gilberto Nascimento/ Câmara dos Deputados

Fraga pode ser novo ministro hoje

O ex-deputado Alberto Fraga pode ser definido como novo ministro do governo Bolsonaro ainda nesta quinta (4), durante reunião do presidente com o deputado Capitão Augusto (PSL-SP), coordenador da bancada de Segurança Pública na Câmara. Bolsonaro decidiu dividir novamente o Ministério da Justiça para recriar a pasta de Segurança Pública, solução muito elogiada por seus resultados, durante o governo Michel Temer.

Curados superam infectados

O número de pessoas que venceram a batalha contra o coronavírus já supera o total de casos ativos no mundo, marcando uma virada na pandemia. O portal Worldometer, que monitora a doença no planeta, já registra 3,1 milhões de curados e 3 milhões de infectados. O marco só não foi atingido antes porque Espanha e Reino Unido, países entre os cinco mais atingidos, não disponibilizaram seus números de curados. O número de mortes também apresenta tendência forte de queda e os novos óbitos caíram, em média, pela metade desde o dia 17 de abril.

O Brasil, que ainda está no pico de contágio, teve mais de 40 mil curas registradas nos últimos dois dias, superando o número de novos casos.

O bom relacionamento com o Reino Unido possibilitou que o Brasil seja um dos países a testar a vacina criada na Universidade de Oxford.

O embaixador britânico Vijay Rangarajan anunciou a parceria e rasgou elogios à atuação do general e ministro Eduardo Pazuelo (Saúde).

Apoio

Capitão Augusto apoiaria a indicação de Fraga, coronel da reserva da Polícia Militar do Distrito Federal e amigo pessoal do presidente.

Especulações

O próprio presidente afirmou que definirá logo o ministro, para evitar especulações, e anunciou a reunião com o deputado paulista.

Outra lógica

No governo Temer, o Ministério da Segurança Pública destinou grande volume de recursos aos Estados, promovendo redução da criminalidade.

Fake news

Fake news no New York Times de ontem diz que Jair Bolsonaro 'busca agressivamente o desenvolvimento na Amazônia, incluindo mineração e agricultura em larga escala'. O autor, Henry Fountein, ignorante no assunto, não sabe que terras da floresta não se prestam à agricultura.

Agora é tarde

Só agora, após os danos à imagem do Brasil, Mikaela Weisse, da ONG Global Forest Watch, diz que que as queimadas de 2019 'contribuíram relativamente pouco para a perda total de florestas primárias no Brasil'.

Frase

'Primeiro a pandemia, depois a economia', Deputado Arthur Lira (AL) sobre prioridades do Centrão na aliança com o governo.

Custo

A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo estima em R$ 2 bilhões por mês o custo dos itens mínimos de higiene requeridos pelo Plano SP, a 'reabertura' de João Doria.

Violência

O grupo Sabin, um dos maiores de medicina diagnóstica e todo gerido por mulheres, iniciou campanha para estimular mulheres a denunciar a violência doméstica, que chegou a subir 45% durante a pandemia.

Comentários

Últimas notícias