OPINIÃO

Qualicorp cresceu à sombra do PSDB

O fundador da empresa foi preso nessa terça-feira (21) durante operação que investiga caixa 2 na campanha de José Serra

Cláudio Humberto
Cadastrado por
Cláudio Humberto
Publicado em 22/07/2020 às 7:22 | Atualizado em 22/07/2020 às 7:35
EVERTON OLIVEIRA/ESTADÃO CONTEÚDO
Para o MPSP, o fundador da Qualicorp era controlador financeiro e José Serra (foto) era o controlador político do esquema de corrupção - FOTO: EVERTON OLIVEIRA/ESTADÃO CONTEÚDO
Leitura:

Sem o PSDB, não haveria o sucesso da empresa Qualicorp, cujo fundador foi preso nesta terça (21), assim como os tucanos não manteriam o poder em São Paulo sem o “suporte” financeiro, a cada eleição, coordenado pelo empresário. José Seripieri Júnior “turbinou” seu negócio de venda de planos de saúde se aproveitando das brechas abertas (e nunca fechadas) na criação da ANS, agência reguladora do setor, na gestão de Serra no Ministério da Saúde do governo FHC. Para o Ministério Público Estadual paulista, Seripieri era o controlador financeiro e Serra o controlador político do esquema de corrupção. Botar a mão nesse esquema tucano sempre foi sonho de consumo de dez em cada dez investigadores de corrupção no Brasil.

Proteção política

As decisões da ANS que favoreceram a Qualicorp, em prejuízo dos segurados, são atribuídas à força de Serra na agência e no ministério. Seripieri “fazia chover” no PSDB. Até helicóptero ele fornecia. Em um deles ocorreu a tragédia que matou um filho do tucano Geraldo Alckmin.

Isentos

A primeira parte da proposta de reforma tributária entregue pelo governo federal ao Congresso teve o tema “Quando todos pagam, todos pagam menos”, mas nem todos vão pagar. Apesar da boa iniciativa de substituir PIS/Pasep e Cofins incidentes sobre folha de pagamento, importação e receitas por um único tributo, a CBS, a lista de isenções continua grande e ainda inclui os templos religiosos, sindicatos e, claro, partidos políticos.

Diferenciado

A alíquota da nova CBS será de 12%, mas bancos, planos de saúde e seguradoras vão ficar na forma antiga de apuração e alíquota de 5,9%.

Tal e qual

Partido políticos também gozam de isenções de dezenas de impostos em Portugal como IVA, IRPJ, imposto sobre sucessões, doações etc.

Zona mantida

Outra exceção à nova regra é a Zona Franca de Manaus, que continua mantida, “mas com simplificação das regras e procedimentos”.

Buona gente

Petistas ilustres como Lula e Fernando Haddad, além de tucanos como José Serra, claro, e Geraldo Alckmin, claro, fizeram questão de participar da festa de casamento, em 2014, de José Seripieri Junior, preso ontem.

Fora da investigação

O paulista Arnaldo Faria de Sá é um dos políticos mais ligados à empresa Qualicorp, cujo fundador foi preso ontem na operação que tem o senador José Serra como alvo. Mas o ex-deputado não é investigado.

Traquinas

Além das traquinagens com o tucanato, José Seripieri Júnior, preso ontem, posava de pensador. Colaborava no jornal Folha de S. Paulo. Em abril, publicou o artigo “A vida é maior que tudo”, sobre a pandemia.

Frase

"Não posso invadir o território dos prefeitos ou dos Estados", ministro Paulo Guedes ao explicar por que não incluiu ISS e ICMS em seu projeto de Reforma Tributária

Comentários

Últimas notícias