Opinião

Mais de 33 milhões de pessoas aderiram ao PIX, mas apenas 13% entendem a nova ferramenta

Leia a opinião de Cláudio Humberto

Cláudio Humberto
Cadastrado por
Cláudio Humberto
Publicado em 19/10/2020 às 7:45 | Atualizado em 19/10/2020 às 7:47
WILSON DIAS-ABR
A economia brasileira se contraiu 4,1% no ano passado, muito menos que o esperado no início da pandemia - FOTO: WILSON DIAS-ABR

Preocupante

O PIX, sistema criado pelo Banco Central para substituir TEDs e DOCs, teve adesão de mais de 33 milhões de pessoas, mas pesquisas revelam um dado preocupante: apenas 13% admitem entender a nova tecnologia.

STF adequa jabuticaba

A decisão do Supremo Tribunal Federal no caso do traficante André do Rap foi uma forma de adequar a legislação aprovada no Congresso à realidade. Segundo o mestre em Direito Penal Ricardo Prado, revogação automática de prisões preventivas após 90 dias "foi uma das jabuticabas que o Congresso enfiou no pacote anticrime". A decisão do STF de que o preso pode pedir a revisão da prisão após o prazo "ficou mais razoável".

O ministro Marco Aurélio (STF) disse que não se sentiu enganado pelo fato de André do Rap sumir do mapa assim que pôs os pés na rua. O jurista se diz satisfeito com o resultado no plenário do STF. "Decisões coletivas, normalmente, são melhores que as individuais", explica.

Marcelo Odebrecht ficou preso preventivamente por mais de dois anos e o traficante com dupla condenação em 2ª instância foi solto após 90 dias. Na época de Odebrecht, não havia o benefício, que muitos consideram criado para beneficiar os parlamentares envolvidos em corrupção.

Disputa 

A poucos dias do início das operações do PIX, bancos digitais continuam dando uma surra nos tradicionais em relação à captação de clientes. Os três primeiros, Nubank, Mercado Pago e PagSeguro detêm mais de 50% dos cadastros no novo sistema de pagamento criado pelo Banco Central.

Incompreensível 

Janaína Paschoal, uma das autoras do pedido de impeachment de Dilma Rousseff, não entende como parlamentares não apoiam o afastamento do senador com grana na cueca. "Trata-se de proteção do Senado", diz.

Sonho

O adiamento das provas de concursos devido à pandemia mostrou o quanto o serviço público ainda é um sonho, no Brasil. Só na Polícia Civil do DF são 89 mil inscritos na luta pelo salário de R$8,7 mil.

 

Apropriado 

A Câmara dos Deputados promove simpósio, esta semana, para debater fraudes nos Fundos Eleitoral e Partidário. Foram convidados membros do ministério público e ONGs de combate à corrupção. Nada de políticos.

Para a plateia 

O Tribunal Superior Eleitoral chove no molhado, determinando que "mesários usarão máscara e protetor facial" nas eleições municipais. O uso de máscaras é obrigatório no País, por lei federal, desde junho.

Boa parceria

Os ministros Paulo Guedes (Economia) e Ernesto Araújo (Itamaraty) vão assinar três acordos com os EUA, nesta segunda (19), para facilitar o comércio bilateral, práticas regulatórias e anticorrupção entre os países.

Em risco

Depois de desmascarar uma fake news sobre a participação da Abin na COP-25, o general Augusto Heleno (GSI) ironizou de "patriotas" os que expuseram nomes dos agentes: "Deplorável a visão míope de alguns".

Trump vence a 'batalha digital'

A média das pesquisas nacionais de intenção de voto nos Estados Unidos mostram o candidato democrata, Joe Biden, cerca de nove pontos percentuais à frente do republicano Donald Trump (foto), candidato à reeleição. Mas levantamento realizado pela Câmara de Comércio EUA-Brasil (Amcham) com a Bites revela que, nas redes sociais, a batalha pelo holofote já tem vencedor: Trump lidera a "tração" na internet, em média, por 70% contra 30% do candidato de oposição, desde junho.

A semana entre os dias 6 e 12 de outubro foi a melhor para o ex-vice de Barack Obama: Biden teve 37% do engajamento nas redes sociais. A pesquisa Amcham/Bites considera o "sucesso" do candidato entre seus próprios apoiadores e filtra as menções negativas. Só o total de seguidores representa uma enorme diferença: Trump tem mais de 141 milhões e Joe Biden, pouco mais de 19 milhões.

Frase

Uma falha grave de todo o sistema judiciário", ministro Gilmar Mendes (STF), em entrevista à Rádio Bandeirantes, sobre a soltura de André do Rap

 

Comentários

Últimas notícias