OPINIÃO

Brasil registra 77 mil novos casos da covid-19 só nos últimos dois dias

Leia a opinião de Cláudio Humberto

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 13/11/2020 às 7:27 | Atualizado em 13/11/2020 às 7:27
WELINGTON LIMA/JC IMAGEM
Testagem para covid-19 - FOTO: WELINGTON LIMA/JC IMAGEM

Atenção

O Brasil registrou 77 mil novas infecções por covid nos últimos dois dias e chegou a 550 mil casos ativos, pessoas atualmente doentes. Está longe da segunda onda europeia, mas é o maior número em 54 dias.

Sem agrados a Biden

Jair Bolsonaro não vai trocar ministros do seu governo para satisfazer as expectativas de adversários ou para agradar o presidente eleito dos Estados Unidos. "Isso é impensável!", exclamou o líder do governo na Câmara, deputado Ricardo Barros (PP-PR), que na quarta (11) manteve demorada reunião com o presidente. Grupos de diplomatas acham que o chanceler Ernesto Araújo, de acesso fácil à equipe de Donald Trump, tornou-se "disfuncional" pelas dificuldades que deverá ter com Joe Biden. A diplomacia brasileira, uma das melhores do mundo, cuidará da relação com o provável governo Biden. Negociar é a expertise do Itamaraty.

Direitos 

Sem muita atenção da imprensa, o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, condenou a detenção de mais de cem presos políticos na Bielorrússia e pediu "garantia de segurança" dos detidos de oposição.

Histórico

Completam-se 40 anos nesta sexta-feira (13) da decisão histórica que restabeleceu eleições diretas para governadores e extinguiu os senadores biônicos inventados pelo general Ernesto Geisel.

Mensalão no STF

O Supremo Tribunal Federal manteve a extinção da pena de prisão para três condenados no mensalão, incluindo o ex-deputado Pedro Henry (PP-MT). As multas milionárias, no entanto, foram mantidas.

Alta tensão 

A indefinição sobre as eleições americanas não se resume a Donald Trump e Joe Biden. Dezenas de senadores, deputados e outros cargos eletivos estão em jogo e podem ser afetados por recontagens. No Senado, inclusive, será realizada uma eleição complementar em janeiro.

 

No TSE, não

No caso em que o clã Calheiros tentava cassar a candidatura do vice-governador Luciano Barbosa à prefeitura de Arapiraca, o presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, pegou leve: disse que a decisão do TRE-AL não observou princípios jurídicos e foi "autoritária e teratológica".

Escreveu 

Bolsonaro reiterou o distanciamento do vice ao lamentar, veladamente, que Hamilton Mourão é indemissível. O presidente ficou irritado com "estudos", que não autorizou, prevendo expropriar terras na Amazônia.

Sobra pra nós

O deputado Daniel José (Novo-SP) atualizou os números e verificou que 1.856 municípios não conseguem andar com as próprias pernas: suas receitas não pagam nem os salários de prefeitos e vereadores que serão eleitos neste domingo (15). Representam 33% do total de municípios.

Salles tampouco

Também a cabeça Ricardo Salles (Meio Ambiente) jamais seria entregue a Biden, como pede a oposição. Ele tem a confiança do presidente. Críticos do governo Bolsonaro chamam ambos os ministros de "tóxicos", com dificuldades de estabelecer relações sólidas com outros governos. Ricardo Barros acha correto Bolsonaro evitar o "açodamento" e aguardar o anúncio oficial da vitória para só então cumprimentar Joe Biden.

Frase

"Não é uma possibilidade, é uma certeza" Paulo Guedes (Economia) sobre o auxílio emergencial em eventual 2ª onda da covid.

Comentários

Últimas notícias