OPINIÃO

Sob holofotes, tropa de choque de oposição aposta em agressividade e provocações para tentar tirar Pazuello do sério

O ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello depõe nesta quarta-feira (19) na CPI da covid ciente de que, apesar do habeas corpus do Supremo Tribunal Federal, encontrará tentativas de criminalizar sua atuação como ministro e de envolver o presidente Jair Bolsonaro.

Cláudio Humberto
Cadastrado por
Cláudio Humberto
Publicado em 19/05/2021 às 7:06
TONY WINSTON/MINISTÉRIO DA SAÚDE
General saiu machucado após acidente com moto - FOTO: TONY WINSTON/MINISTÉRIO DA SAÚDE

Pazuello sobe o cadafalso da CPI

O ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello depõe nesta quarta-feira (19) na CPI da covid ciente de que, apesar do habeas corpus do Supremo Tribunal Federal, que lhe garante o direito de permanecer em silêncio, encontrará mais do mesmo na comissão: tentativas de criminalizar sua atuação como ministro e de envolver o presidente Jair Bolsonaro. Isso sem contar que terá de recorrer à disciplina militar, se é que a cultiva, para várias horas de provocações e de muitos desaforos. Pazuello ocupou o cargo por cerca de dez meses. É o ministro da Saúde mais longevo da pandemia da covid-19. Sob holofotes, a tropa de choque de oposição aposta na agressividade e nas provocações para tentar tirar Pazuello do sério. A conferir. O relatório da CPI "está pronto na cabeça do relator", segundo o senador Marcos Rogério (PP-RN), independentemente do que for apurado.

Angola: abuso de poder

A deportação sistemática de brasileiros atingiu contornos de xenofobia e perseguição exercidas de forma abusiva pelo presidente de Angola, João Lourenço, a tal ponto que o Ministério das Relações Exteriores convocou o embaixador angolano a dar explicações. A um ano de novas eleições, Lourenço persegue estrangeiros, até mesmo quem investiu no país, traiu o ex-presidente José Eduardo dos Santos, que o inventou, e num golpe de mão assumiu o controle de quase todos os veículos de comunicação. Além de serem expulsos do país, os brasileiros viram seus investimentos surrupiados na mão grande e suas contas bancárias bloqueadas. Ao assumir, o presidente prometeu "imprensa livre". Lorota. Apoderou-se de duas e revogou licenças de três TVs, 27 rádios e dezenas de jornais. Vítimas do surto autoritário, a TV Record foi fechada e a Igreja Universal foi abusivamente "tomada" e entregue a espertos "dissidentes" locais. O chanceler Carlos França ouviu da Frente Parlamentar Evangélica relatos sobre a perseguição a brasileiros e à Universal, em Angola.

 

Testemunhas

Doze pessoas, incluindo nove embaixadores, estavam no almoço em que a senadora Kátia Abreu (PSD-TO) propôs a Ernesto Araújo, segundo relato dele: "Ministro, se o Sr. fizer um gesto em relação ao 5G, será o rei do Senado." Testemunhas não faltam. O que falta é investigar o caso.

Ler faz bem

Senadores da CPI imaginaram que o artigo "Chegou o Comunavírus", de Ernesto Araújo, publicado no Diário do Poder, atacava a China. Deveriam ter lido antes o texto que é só uma crítica do ex-chanceler ao livro "Virus", do marxista Slavoj Zizek, que prega "infecção do vírus ideológico".

9º maior

Ranking do Global Firepower, portal analítico das forças militares de 139 países, aponta o Exército brasileiro como o 9º mais poderoso do mundo. Os três primeiros são os exércitos de Estados Unidos, Rússia e China.

Maceió à frente

O prefeito JHC (PSB) anunciou que Maceió se tornará nesta quarta-feira (19) a primeira capital a concluir a imunização dos grupos prioritários em todo o País. "Fruto de muito empenho e compromisso", comemora.

De vergonha

Em vez de instalar CPI para investigar exploração sexual de crianças na internet, na fila desde os tempos de Rodrigo Maia, a Câmara apenas iluminará seu prédio na cor laranja para lembrar esse sofrimento.

Discriminação

Projeto do deputado Herculano Passos (MDB-SP) cria "passaporte covid-19", mas o problema é que pretendem torná-lo "obrigatório em todo o território nacional", instituindo discriminação entre brasileiros.

Frase

Esta é a primeira CPI da história que 'fecha os olhos' à corrupção" - Senador Eduardo Girão (Pode-CE) sobre ladroagem bilionária em estados e municípios.

Comentários

Últimas notícias