Opinião

Apesar de ter 44% da população vacinada, Chile tem disparada de números de casos e mortes pela covid-19

A situação do Chile é grave: superou em casos e mortes o Canadá, com dobro da população, e as Filipinas, cinco vezes mais populoso. Leia a opinião de Cláudio Humberto

Cláudio Humberto
Cadastrado por
Cláudio Humberto
Publicado em 07/06/2021 às 6:38
JUAN BARRETO/AFP
Chile registrou disparada de 30,6% nos novos casos nos últimos 30 dias - FOTO: JUAN BARRETO/AFP

Chile vira preocupação

O Chile espantou o mundo com uma vacinação proporcional acelerada, nos moldes de Israel, e se tornou exemplo mundial ao superar Estados Unidos e Reino Unido no percentual da população imunizada. Mas aconteceu um fenômeno preocupante no país de Sebastián Piñera: enquanto outros países comemoraram redução acentuada de novos casos e principalmente nas mortes por cvid, o Chile registrou disparada de 30,6% nos novos casos e 17,2% nas mortes, nos últimos 30 dias.

O Worldometer aponta 213 mortes em um só dia, quinta-feira passada; o segundo maior número registrado no Chile desde 27 de junho de 2020.

Apesar de 44% da população imunizada com duas doses, se fosse do tamanho do Brasil, a média diária de mortes do Chile seria de 1.188.

A situação do Chile é grave: superou em casos e mortes o Canadá, com dobro da população, e as Filipinas, cinco vezes mais populoso.

Governo vê complô contra Pazuello

O Palácio do Planalto está convencido de que a pressão para punir o general Eduardo Pazuello, por ter aparecido em manifestação popular de apoio a Jair Bolsonaro, no Rio, objetivava abrir caminho para enquadrar o presidente da República no crime de campanha eleitoral antecipada, acusando-o de "crime de responsabilidade" passível de impeachment. O governo trata o caso como uma conspiração para derrubar o presidente. A suspeita de conspiração contra Bolsonaro foi levada ao Planalto por juristas alegando preocupação com a ameaça à ordem constitucional.

Burocracia

Considerando-se a média de óbitos por covid a cada hora, 702 pessoas podem ter morrido no Brasil enquanto por nove horas os burocratas da Anvisa exibiam arrogância para autorizar, com evidente má vontade, a russa Sputinik V, utilizada em 64 países, e a indiana Covaxin, em vinte.

Cargos

A ministra Flávia Arruda vive sob permanente pressão, na Secretaria de Governo. Parlamentares aliados estão indóceis, acusando o governo de não avançar nas nomeações dos seus indicados nos estados.

Não é cédula

A Câmara recebe nesta quarta (9) o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, para discutir temas eleitorais, como a adoção de urnas eletrônicas que permitam a impressão de comprovante de voto.

Currículos

Funcionários do gabinete de Flordelis, na Câmara, já estão em busca de outros espaços diante do risco de cassação da deputada a acusada de mandar matar o marido. Ela própria já estaria limpando as gavetas.

Frase

Temos orgulho de conservar 84% de nosso bioma amazônico" - Presidente Bolsonaro anuncia que o Brasil se tornará o maior produtor mundial de alimentos mantendo 'os mais altos requisitos sanitários e de sustentabilidade'

Mais vacinas

O deputado Alceu Moreira (MDB-RS) comemorou a chegada, ainda este mês, de 3 milhões de vacinas Jansen (Johnson & Johnson), que requer só uma dose. "Vai acelerar o processo de imunização do país", disse.

No picadeiro

A CPI da covid ouve mais uma vez, na terça-feira (8), o ministro Marcelo Queiroga (Saúde). Quarta (9), será a vez do ex-secretario-executivo, Antonio Élcio Franco, e na quinta (10), finalmente um governador vai à comissão: Wilson Lima (PSC), do Amazonas.

 

Comentários

Últimas notícias