Opinião

Brasil colhe resultados da turbinada campanha de vacinação contra a covid-19 neste mês de junho

Ao aplicar mais de 22 milhões de doses nos primeiros 22 dias e em franca aceleração, o PNI deve superar o resultado de abril e fazer de junho o primeiro mês com mais de um milhão de vacinas aplicadas por dia. Leia a opinião de Cláudio Humberto

Cláudio Humberto
Cadastrado por
Cláudio Humberto
Publicado em 23/06/2021 às 6:36 | Atualizado em 23/06/2021 às 6:37
WELLINGTON  LIMA  / JC IMAGEM
Vacinação em moradores de rua - FOTO: WELLINGTON LIMA / JC IMAGEM

Média de mais de 1 mi

Depois de ultrapassar a média diária de um milhão de doses nos últimos sete dias, o Brasil colhe os resultados da turbinada na campanha de vacinação neste mês de junho. Ao aplicar mais de 22 milhões de doses nos primeiros 22 dias e em franca aceleração, o Plano Nacional de Imunização (PNI) deve superar o resultado de abril e fazer de junho o primeiro mês com mais de um milhão de vacinas aplicadas por dia. O recorde anterior foi em abril, quando o PNI aplicou 24,6 milhões de doses, segundo o vacinabrasil.org. Média diária de 820,5 mil vacinas. Junho já teve 12 dias com mais de um milhão de doses, cinco dias acima de 1,3 milhão e um dia com mais de dois milhões de vacinas aplicadas. Comparado a Israel, Chile e Reino Unido, o Brasil aplicou 90 milhões de doses, que seria suficiente para vacinar 100% dos adultos desses países. O Brasil tá tem 66 milhões de pessoas vacinadas com uma dose ou 41% da população adulta, segundo o ministro Marcelo Queiroga (Saúde).

"Rio é lugar seguro para Lázaro"

O procurador de Justiça Marcelo Rocha Monteiro, do Rio de Janeiro, advertiu nessa terça (22) que o melhor lugar para o criminoso Lázaro Souza se esconder é qualquer uma das cerca de 1.500 favelas do Rio de Janeiro. Crítico da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) proibindo as polícias de atuar nas favelas da cidade, Monteiro torce para que o bandidão não fure o cerco das polícias de Goiás e do Distrito Federal e consiga chegar no Rio. Se acontecer, seria muito difícil capturar Lázaro. Marcelo Rocha Monteiro diz que a polícia do Rio já identificou a presença de bandidos perigosos de vários estados escondidos em favelas do Rio. Lázaro foge há quinze dias, após cometer vários homicídios. Há policiais já suspeitando que ele pode ter furado o cerco e abandonado a região.

No STF

Garantista, conservador, articulado e portador de talentos de diplomata, Mirko Vincenzo Giannotte, 50 anos, juiz do TJ do Mato Grosso, entrou no páreo para a vaga de Marco Aurélio no Supremo Tribunal Federal (STF).

Pela narrativa

Osmar Terra afirmou na CPI que o presidente Bolsonaro está com poderes limados pelo STF para gerir pandemia. O presidente da comissão, Omar Aziz, chamou isso de "maior mentira".

Por marcas

Das 90 milhões de doses de vacinas contra a covid aplicadas no Brasil, o Ministério da Saúde contabiliza 48,9% da Butantan/Coronavac, 46,1% da Fiocruz/AstraZeneca e 5% de doses da Pfizer/BioNtech.

Intensivão

A Defensoria Pública do RJ, um dos autores da ação que fez o STF proibir polícia em favelas, agora fará "cursos pela paz" para moradores e "líderes" de "comunidades". Milicianos e traficantes são "líderes"?

Frase

As previsões que fiz foram baseadas nos fatos que existiam" - Deputado Osmar Terra diz, na CPI, que não usou 'estudo matemático apocalíptico' para fazer previsões sobre a pandemia e sim fatos que existiam em fevereiro e março de 2020

Contra o terror

O senador Marcos Rogério (DEM-RO) propôs projeto que caracteriza como terrorismo a invasão de terra "com a finalidade de provocar terror social". "Não é possível continuar assistindo passivamente", disse.

Não é oposição

Quem é pego ou atua no fogo cruzado político envolvendo a pandemia, faz parecer que o vírus não mata ninguém, mas Médicos sem Fronteiras emitiu nota lamentando as 500 mil vidas "interrompidas pela covid-19".

 

Comentários

Últimas notícias