Opinião

Brasil tem aumento de 34% no número de pessoas que tiveram serviço de telecomunicação prejudicado pelo roubo de cabos

Perdas com roubos são milionárias e o consumidor é punido com serviço pior e mais caro para cobrir prejuízos. Confira os destaques de Cláudio Humberto para esta sexta-feira (25)

Cláudio Humberto
Cadastrado por
Cláudio Humberto
Publicado em 25/06/2021 às 6:37 | Atualizado em 25/06/2021 às 6:46
Divulgação/Polícia Militar
Roubo de cabos no Grande Recife - FOTO: Divulgação/Polícia Militar

O ano de 2020 registrou alta de 34% no número de pessoas que tiveram algum serviço de telecomunicação prejudicado pelo roubo de cabos; cerca de 6,7 milhões de brasileiros. A prática criminosa foi responsável pelo sumiço de 4,6 milhões de metros desses cabos ao longo do ano passado, quando a economia do País teve de recorrer ao teletrabalho para sobreviver e superar a grave crise provocada pela pandemia. Como no ramo da energia e água, perdas com roubo são milionárias e o consumidor é punido com serviço pior e mais caro para cobrir prejuízos. Segundo a Conexis Brasil Digital, foram cerca de 96 mil ocorrências de roubos registradas apenas no ano passado. São, em média, 11 por hora. Para efeitos de comparação, o número de consumidores afetados pelo roubo de cabos equivale a cerca de duas vezes a população do Uruguai.

País tem 25 milhões de imunizados

O Brasil superou ontem os 25 milhões de habitantes (12% da população) totalmente imunizados contra a covid-19, ou seja, que receberam duas doses de vacinas. No total, foram mais de 94 milhões de doses aplicadas desde o início da campanha nacional de imunização, em 17 de janeiro, em cerca de 69 milhões de brasileiros (32,8% do total). Nesta sexta, o país atingirá um terço de toda a população com ao menos uma dose. As primeiras 1,5 milhão de doses da Janssen, que requer só uma dose para imunização total, começam a ser aplicadas nesta sexta (25). Entre os membros do G20, o Brasil é 12º país que proporcionalmente mais aplicou doses, à frente da Argentina, Coreia, Japão, Rússia etc.

Avanço rápido

Na quarta foram aplicadas mais de 1,5 milhão de doses de vacinas, segundo dados do Ministério da Saúde. A média de vacinação diária em junho subiu a 1,06 milhão, quase o dobro do mês de maio (684 mil/dia).

Por marcas

Segundo dados do Ministério da Saúde, já foram distribuídas pouco mais de 128 milhões de doses de vacinas aos governos estaduais. Entre as mais de 94 milhões de doses aplicadas, 47,8% são Butantan/Coronavac, 46,4% são Fiocruz/AstraZeneca e 5,7% da Pfizer/Biontech.

Em queda

Análise feita pela Instituição Fiscal Independente (IFI), ligada ao Senado, revelou que a dívida pública bruta deve cair de 88,8% para 85,6% da economia este ano, com alta impressionante de 12,6% do PIB nominal.

Processo

Há 16,1 milhões de doses de vacinas no processo de entrega pelos governos estaduais a municípios para a aplicação, segundo o portal de acompanhamento da vacinação contra a covid do Ministério da Saúde.

Consistência

O Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) emitiu parecer afirmando que usar informações da Abin para 'background check' de nomeações para cargos públicos é inconstitucional. Nada falou da devassa na vida de pessoas que viraram "investigadas" pela CPI antes mesmo de deporem.

Sabor do vento

A venda da refinaria RLAM, na Bahia, mostra a hipocrisia da pelegada. O problema antes era o valor. Agora, o sindicato foi ao Cade alegar que a venda vai gerar monopólio privado e elevar o preço dos combustíveis.

Sabor do vento

A venda da refinaria RLAM, na Bahia, mostra a hipocrisia da pelegada. O problema antes era o valor. Agora, o sindicato foi ao Cade alegar que a venda vai gerar monopólio privado e elevar o preço dos combustíveis.

Frase

"Covaxin é o leite condensado do momento" - Deputado José Medeiros, sobre o preço da vacina indiana no Brasil

Comentários

Últimas notícias