Opinião

Para o impeachment andar, o presidente da Câmara precisa querer, e o deputado Arthur Lira não quer

Na tentativa de encorpar o pedido, que consolida uma centena de outros requerimentos, seus autores acabaram por fragilizar a iniciativa ao citar como "provas" apenas denúncias ou suspeitas. Confira os destaques de Cláudio Humberto para esta quinta-feira (1º)

Cláudio Humberto
Cadastrado por
Cláudio Humberto
Publicado em 01/07/2021 às 8:30
PABLO VALADARES/CÂMARA DOS DEPUTADOS
Presidente da Câmara, Arthur Lira (Progressitas-AL) - FOTO: PABLO VALADARES/CÂMARA DOS DEPUTADOS

Texto 'super' fragiliza o pedido de impeachment

O "super impeachment", afinal, pariu um rato. Na tentativa de encorpar o pedido, que consolida uma centena de outros requerimentos, seus autores acabaram por fragilizar a iniciativa ao citar como "provas" apenas denúncias ou suspeitas. Ativismo e torcida não convertem alegações em provas. Para o impeachment andar, o presidente da Câmara precisa querer, e o deputado Arthur Lira não quer. Por isso, esse pedido juvenil de afastamento de Bolsonaro não deve ser levado a sério na Câmara. Foi mini o ato em defesa do "super", fragilizando-o ainda mais. Virou um comício de ex-bolsonaristas magoados e ativistas em busca de holofotes. Políticos de oposição de fato importantes ignoraram o comício em defesa do "super impeachment", em Brasília. O "movimento" já nasceu dividido. O "super impeachment" é um factoide anti-Bolsonaro, que resume falas e atos do presidente. Nada factualmente novo e acachapante. O vice-presidente Hamilton Mourão fez declarações equilibradas sobre o desejo da oposição de derrubar o governo, logo ele, que seria beneficiado com isso. Ao menos publicamente, continua leal a Bolsonaro.

Patada atômica

Algo ingênuo, Carlos Wizard acha que seria tratado com respeito, na CPI. Mas desistiu da ideia após ser recebido por Otto Alencar (PSD-BA) assim: "No Brasil, nenhuma riqueza é inocente, sempre tem vícios, deve ser o caso dele". O senador não se desculpou pela grosseria.

100 milhões

Assim como esta coluna adiantou segunda (28), o Brasil passou ontem a marca de 100 milhões de doses de vacinas aplicadas. Já são 74 milhões de pessoas que receberam ao menos uma dose de vacina.

Aglomeração

O Salão Verde da Câmara foi invadido, nesta quarta (20), por dezenas de pessoas tangidas por deputados do PT e Psol. A aglomeração não sofreu reprimenda. Contra Bolsonaro, tudo bem.

Caminho certo

De olho no 5G, estudo do Tribunal de Contas da União sobre a chamada internet das coisas (IoT) identificou medidas acertadas para desenvolver o setor no Brasil, mas vê na rede de conectividade o grande empecilho.

Ajuda

As 500 mil doses da vacina Janssen já aplicadas, que só requerem uma dose para o efeito completo, fizeram crescer a proporção de brasileiros totalmente imunizados contra a Covid. Já são mais de 0,3% do total.

Ritmo

A Câmara dos Deputados aprovou ontem (30) o acordo de livre comércio entre Brasil e Chile no âmbito do Mercosul, que havia sido assinado em 2018, ainda no governo Michel Temer, e muda outro acordo, de 2015.

Mesma toada

O secretário de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco, apresenta nesta quinta os dados do Caged de maio. A expectativa é de mais uma alta nos empregos formais, outra prova da retomada da atividade econômica.

Frase

"A oposição não tem a 'bala de prata'". Fernando Schuler, cientista político, sobre as alegações do "super impeachment"

Comentários

Últimas notícias