Opinião

O voto contrário do deputado Fernando Coelho Filho à PEC da impressão do voto espantou o Planalto

Afinal, seu pai, senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), é líder do governo Bolsonaro e o irmão, Miguel, é prefeito de Petrolina (PE), particularmente beneficiado por verbas federais. Leia os destaques de Cláudio Humberto

Cláudio Humberto
Cadastrado por
Cláudio Humberto
Publicado em 12/08/2021 às 6:42 | Atualizado em 12/08/2021 às 7:15
GUGA MATOS / ACERVO JC IMAGEM
Fernando Bezerra Coelho Filho, deputado federal por Pernambuco - FOTO: GUGA MATOS / ACERVO JC IMAGEM

'Traição' espantou Planalto

Em política, como na vida, "trair e coçar, é só começar", de acordo com o vaticínio da comédia de Marcos Caruso. A expressão tem sido usada no Planalto para definir voto contrário do deputado Fernando Coelho Filho (DEM-PE) à PEC da impressão do voto. Afinal, seu pai, senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), é líder do governo Bolsonaro e o irmão, Miguel, é prefeito de Petrolina (PE), particularmente beneficiado por verbas federais. Procurado, o senador não se pronunciou sobre o tema. O senador, o filho deputado e o outro, prefeito, têm algo mais em comum: os três são investigados e/ou indiciados pela Polícia Federal. O senador controla cargos federais. Ele indicou, por exemplo, Fábio Lopes para presidir a Chesf e o diretor financeiro Jenner Guimarães. Pela manhã, usando como pretexto o desfile de blindados da Marinha, o líder criticou o próprio governo. Acabou homenageado pela oposição.

Lobby pesado contra MP

A medida provisória que institui o livre mercado no setor de combustíveis é passo essencial, mas todo cuidado é pouco. As distribuidoras, que não passam de atravessadoras no setor, não desistirão facilmente do negócio que "ganharam" de bandeja da Agência Nacional do Petróleo (ANP) e devem acionar seu lobby bilionário para tentar impedir a aprovação da medida. Maiores financiadores de campanhas eleitorais, atravessadores têm até "bancada" de parlamentares que defendem os seus interesses. A luta dos produtores de etanol é pelo livre mercado. Era o único setor proibido de vender o que produz aos clientes: os postos de combustíveis. É estreita a avaliação de que as mudanças beneficiam o Nordeste. Não é o caso. O consumidor é que será o grande beneficiado. As distribuidoras poderão operar da mesma maneira, só que o preço será o do mercado e não aqueles que essas atravessadoras ditavam. Pela nova regra, cada produtor passa ser uma distribuidora. Não fazia o menor sentido o fabricante não poder vender sua produção.

 

Alô, Moraes!

A revogação da Lei de Segurança Nacional tem uma consequência direta e rápida, segundo a mestre em Direito Penal Jacqueline Valles: todos os processos serão extintos. É o caso do deputado Daniel Silveira (PSL-RJ).

Sem tração

Após prever que a CPI da Covid perderia "tração", o cientista político Paulo Kramer observa que é cada vez menor o tempo de transmissão ao vivo que os canais de notícias dedicam às suas sessões.

Rachou geral

A votação da PEC do voto impresso mostrou não só divisão na Câmara, mas dentro dos partidos, de todas as ideologias. Siglas como PDT, PSB, PSD e PL viram grande parte dos deputados contrariando lideranças.

Climão

Os casos de DEM e PSDB foram ainda mais graves, tiveram mais votos a favor da PEC apesar da orientação para votar contra. O PSDB chegou a fechar questão, o que, em tese, acarreta sanções a quem desobedecer

Força do campo

O Brasil sofre com uma seca histórica, mas os avanços tecnológicos e a resiliência dos agricultores devem garantir 254 milhões de toneladas de grãos na Safra 2020/21. O volume é apenas 1,2% menor que a anterior.

Coerência?

Em votação acachapante, Flordelis teve mandato cassado por 437 votos a favor e 7 contra. Um deles de Glauber Braga (Psol-RJ), para quem parece ser importante punir apenas "quem mandou matar Marielle".

Frase

"A verdade é que liberta o nosso povo" - Presidente Jair Bolsonaro sobre estados deixarem de cobrar ICMS em cima do valor da bandeira elétrica.

 

Comentários

Últimas notícias