Opinião

Depois da privatização dos Correios, não parecem distantes os votos para aprovar a PEC da impressão do voto

O Centrão conta com a "coerência" de deputados que antes defendiam e até faziam da impressão do voto sua "bandeira de lutas". Leia os destaques de Cláudio Humberto

Cláudio Humberto
Cadastrado por
Cláudio Humberto
Publicado em 10/08/2021 às 6:36
 Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr
Eleições - FOTO: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr

Dá para reverter

É difícil reverter no plenário da Câmara a tendência de derrota da PEC da impressão do voto, mas cientistas políticos experientes, como Paulo Kramer, de Brasília, avaliam que resta uma chance ao governo. Para eles, essa chance aumenta se o presidente Jair Bolsonaro controlar a língua por alguns dias e deixar o entendimento a cargo de profissionais da negociação como Arthur Lira, presidente da Câmara; Ciro Nogueira, ministro da Casa Civil; e Ricardo Barros, líder do Governo na Câmara.

Após vitórias como as privatizações da Eletrobrás e Correios, esta por 286 votos, não parecem distantes os 308 votos para aprovar a PEC. O Centrão conta com a "coerência" de deputados que antes defendiam e até faziam da impressão do voto sua "bandeira de lutas". O problema é que, em política, "coerência" tem outro significado: tudo aquilo que possa favorecer a eleição e reeleição de suas excelências. Outro aspecto é que a maioria da Câmara já se mostrou alinhada com a agenda de reformas econômicas, independente de interesse partidário.

Brasil supera 70% de adultos

O Brasil superou nessa segunda-feira (9) os 112 milhões de vacinados, o equivalente a 70% da população adulta, estimada pelo Ministério da Saúde em 160 milhões. São 107,9 milhões de brasileiros ao menos com a primeira dose e 4,4 milhões que foram imunizados com vacina de dose única. O ritmo acelerado da vacinação fez o Brasil alcançar os EUA, grandes produtores de vacina, que atingiram 70% há uma semana. A disparada foi evidenciada pelas 41,1 milhões de doses aplicadas em 30 dias, fazendo o Brasil saltar de 53,2% a 70% dos adultos vacinados. Em relação à população total, o Brasil possui, segundo vacinabrasil.org, 53,4% vacinados e deve alcançar em breve os EUA, que têm 58,2%. Quando muitos citam os 70% como marca para atingir a tal imunidade de rebanho, dr. Paul Offit, da Anvisa dos EUA, estima esse mínimo em 80%.

Provocação

Teve toda a pinta de provocação inútil a decisão de fazer desfilar em Brasília os blindados que serão empregados no exercício militar anual de Formosa (GO). Só a oposição ganhou (discurso) com isso.

Gasto

O general Augusto Heleno ainda estava na ativa, quando afirmou, anos atrás, que o Exército não tinha verba nem para gasolina, em hipotética reação ao afano da refinaria da Petrobras na Bolívia. Agora tem?

Não tem lado

Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, disse que "é muito grave" jogar fora das linhas da Constituição. O deputado José Medeiros concordou: "Tem deputado em cárcere privado. Ministro se recusa a receber fiança".

Pedala, prefeito

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, destacou ontem, em entrevista à Rádio Bandeirantes, que há outras prioridades mais urgentes no País, além de internet: levar água a 3.400 escolas e energia a outras 3.800.

Avançados

O estado de São Paulo vai passar, nos próximos dias, das 40 milhões de doses de vacinas aplicadas na população. Minas Gerais, que é o segundo colocado, já aplicou cerca de 14 milhões de doses.

Vencendo

A semana epidemiológica fechada sábado (7) foi a 8ª seguida de queda, diz o painel dos Secretários de Saúde (Conass). As 6.382 mortes, impressionantes, ao menos foram o melhor resultado do ano inteiro.

Frase

"Não gostou, vote contra" - Deputado José Medeiros (Podemos-MT) sobre a PEC do voto impresso.

 

Comentários

Últimas notícias