OPINIÃO

Covid-19: todos os estados do Brasil já têm mais de 50% da população vacinada com ao menos uma dose

No total, já estão completamente vacinados exatos 97.223.229 brasileiros. Leia os destaques de Cláudio Humberto

Cláudio Humberto
Cadastrado por
Cláudio Humberto
Publicado em 08/10/2021 às 6:34
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Nas últimas 24 horas, 665,7 mil pessoas receberam a segunda dose e outras 1,1 mil receberam o imunizante de aplicação única da Jansen - FOTO: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Mais da metade vacinada

O Brasil foi criticado pela "vacinação em passos lentos", mas isso já não cola. O Plano Nacional de Imunização segue em ritmo forte: aplica uma média de quase 1,5 milhão de doses diárias e agora todos os estados, até Roraima, já têm mais de 50% da população vacinada com ao menos uma dose. O cenário atual aponta mais da metade das cidades sem mortes por covid no mês de setembro. No total, já estão completamente vacinados exatos 97.223.229 brasileiros. São quase dez Portugal. Ao contabilizar a dose única, Roraima tem 52,5% da população vacinada e São Paulo, sede do Butantan, tem 82%, segundo o vacinabrasil.org. Nacionalmente, o Brasil é um dos líderes mundiais com mais de 72% dos habitantes vacinados e cerca de 46% com ciclo de imunização completo. A dose de reforço (terceira dose) já foi aplicada em mais de 2,3 milhões de brasileiros em apenas um mês. O Plano Nacional de Imunização superou as 300 milhões de doses disponibilizadas, das quais 284,8 milhões já foram distribuídas.

Preguiça impede volta de aulas

Na Universidade de São Paulo (USP), de gloriosas tradições, faculdades como o admirado curso de Direito do Largo de São Francisco, caíram na conversa mole de sindicalistas pelegos, avessos ao batente, e se recusam a retomar as atividades presenciais suspensas em março de 2020. Uma portaria da USP determinou o retorno no início deste mês, um ano e cinco meses depois, mas foi ignorada, apesar do grave prejuízo à formação acadêmica no estado onde a vacinação está muito avançada. É a malandragem como um dos tristes legados da pandemia de covid. Quem decide, além da USP, é a Secretaria Estadual de Educação, mas ninguém se mexe e a preguiça continua sendo remunerada. Oito das 25 unidades da USP, como a Escola de Comunicações e Artes (ECA) e o Instituto de Psicologia (IP), optaram pela vida na maciota. Outros cursos importantes estão prejudicados, como Economia, Filosofia, Ciências Matemáticas e Computação e Relações Internacionais.

Hermano

O chanceler argentino Santiago Cafiero realiza visita oficial ao Brasil nesta sexta (8). Será recebido pelo homólogo brasileiro, embaixador Carlos França, para reunião de trabalho no Itamaraty.

Dos astros

O erário está sendo poupado da absurda compra de duas viaturas de quase R$ 400 mil para a "polícia legislativa" da Câmara do DF. Mais uma vez, não apareceram interessados no leilão. Devem estar com vergonha.

Doria já fez

Ao contrário de Bolsonaro, que vetou o projeto no plano federal, em São Paulo o governo de João Doria (PSDB) oferece desde junho absorventes higiênicos gratuitamente às alunas de baixa renda da rede pública.

Retomada

Como todos os setores, a agricultura sofreu na pandemia e com a crise hídrica, mas dá mostras de recuperação. Segundo a Conab, a safra de grãos deve ser 288,61 milhões toneladas, alta de 14,2% ante 2020.

Precisa prevenir

Assaltos do Pix se espalham por falta de segurança. Agora, o sindicato dos delegados "alerta" que celulares serão os maiores alvos, neste fim de ano. Em vez de alertar as vítimas, seria melhor prender os bandidos.

Desconfiança

Pesquisa Bain & Company revela que a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) não reduziu o receio dos brasileiros de compartilhar dados: 67% não acham seguro (34%) ou temem ser alvo de telemarketing (33%).

Frase

"Showmício pode trazer risco para isonomia do pleito" - Presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luiz Fux, no julgamento de ontem.

 

 

Comentários

Últimas notícias