OPINIÃO

Aneel alegou "crise hídrica" para decretar aumentos na conta de luz, mas pesquisa mostra que não é bem assim

Levantamento revela que nos últimos 30 dias quase 72% dos brasileiros afirmam que não faltou água em suas casas. Leia os destaques de Cláudio Humberto

Vanessa Moura
Cadastrado por
Vanessa Moura
Publicado em 19/10/2021 às 6:12 | Atualizado em 19/10/2021 às 6:16
Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas
Só 28% relatam falta d'água ocasional. - FOTO: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas

Explica aí

A Aneel alegou "crise hídrica" para decretar aumentos abusivos na conta de luz. Mas levantamento do Paraná Pesquisa revelou que nos últimos 30 dias, auge da "crise hídrica", quase 72% dos brasileiros afirmam que não faltou água em suas casas. Só 28% relatam falta d'água ocasional.

Casos e mortes em queda

A vacinação de 73,5% da população com a primeira dose; com 105 milhões de imunizados com duas doses ou pela vacina de dose única; é a grande responsável pela queda vertiginosa nos casos de covid no Brasil. Maior consequência disso é que a média diária de novas infecções caiu abaixo de 10 mil pela primeira vez desde 14 de maio de 2020, refletindo-se nas internações e mortes, onde o resultado é ainda melhor. Este domingo foram 130 óbitos, representando o menor número em 24h desde 20 de abril de 2020. Segundo dados do Conass, os números represados no feriadão quase não afetaram a queda na média das mortes e casos, que seguem baixos. No geral, o Plano Nacional de Imunização disponibilizou 310 milhões de doses, das quais 262 milhões foram aplicadas nos braços dos brasileiros. A expectativa é que a queda nos casos continue se refletindo nas mortes e brasileiros possam retomar a vida, paralisada há quase dois anos.

SP: alfabetização na 7ª série

O ex-ministro Rossieli Soares (foto), secretário de Educação de São Paulo, revelou que teve de autorizar a contratação de professores para dar aulas de reforço de alfabetização para alunos de 6ª e 7ª séries. Isso significa que alunos que estão no equivalente aos 1º e 2º anos do antigo curso ginasial, têm dificuldades para ler e escrever. Antes, o problema era quanto à "intepretação de textos". Com pandemia, tudo piorou muito. A contratação emergencial de professores de alfabetização tenta reparar um dos danos mais graves causados ao aprendizado, na pandemia. O Brasil foi um dos países que se mantiveram sem aulas por mais tempo, a pretexto da pandemia: quase 600 dias. Apesar dos graves danos sobretudo em alunos pobres de escolas públicas, ainda há sindicalistas pelegos tentando adiar a volta às aulas.

Destino

A Câmara dos Deputados vai custar ao pagador de impostos brasileiro R$ 6,42 bilhões, este ano, de acordo com o Orçamento. Mais de 82% dessa fortuna serve para pagar funcionários e aposentados.

Se depenam

É cercado de expectativa o debate desta terça nas prévias do PSDB que definirão o candidato a presidente. Um quer voto impresso, outro divulga apoio que não tem e o terceiro promete... estar lá.

Fora burocratas

A fábrica de cerveja em BH foi embargada pelo ICMBio. Moradores criaram o #euqueroaheinekenaqui. Os burocratas não estão nem aí para 2.500 empregos diretos e indiretos e os investimentos de € 500 milhões.

Caça

O TSE julga se cassa o deputado estadual Fernando Francischini (PSL-PR), de meio milhão de votos, por suposta notícia falsa - "crime" não previsto na legislação. Foi um vídeo ao vivo no dia da eleição de 2018, a minutos de acabar a votação, denunciando urnas que não funcionavam.

Teste exigido

EUA reabrem a fronteira para entrada de brasileiros, sem quarentena, em novembro, mas o advogado especialista em imigração Daniel Toledo lembra que o teste negativo 72h antes do embarque continua exigido.

Frase

"Desisti. Deu vergonha" - Senador Jorginho Melo (SC) ao explicar sua ausência na exploração política das vítimas na CPI.

Comentários

Últimas notícias