OPINIÃO

Os embate entre os Três Poderes "está acabando com o nosso País"

Na avaliação do cientista político Paulo Kramer, a "única saída" para isso seria uma "nova [Assembleia] Constituinte". Leia os destaques de Cláudio Humberto

Cláudio Humberto
Cadastrado por
Cláudio Humberto
Publicado em 01/11/2021 às 7:01
ROQUE DE SÁ/AGÊNCIA SENADO
Praça dos Três Poderes, em Brasília - FOTO: ROQUE DE SÁ/AGÊNCIA SENADO

Fim para ramos da Justiça

O Brasil vive um impasse político e institucional preocupante, provocado pelos embates entre os Três Poderes, que "está acabando com o nosso País", na avaliação do cientista político Paulo Kramer, um dos mais respeitados do País. Para ele, a "única saída" para isso seria uma "nova [Assembleia] Constituinte" que modernize e democratize de fato a estrutura do Estado e estabeleça a prioridade de extinguir dois ramos da Justiça, Trabalho e Eleitoral, que, como jabuticabas, quase só existem no Brasil. Custam muito caro e vivem de criar entraves ao progresso.

"São dois cadáveres insepultos e malcheirosos da era Vargas", diz Kramer, quando o trabalhador trocou o cabo da enxada pela indústria. Já se foi o tempo do operário visto como "pobre coitado hipossuficiente e necessitado de proteção contra a ganância dos patrões", analisa.

Hoje, trabalhadores e eleitores têm acesso a informação, "conhecem os seus diretos e não merecem ser tratados como débeis mentais". "Só que os interesses de uma burocracia imensa e 'orçamentívora' nos obriga a sustentar esses dois caríssimos anacronismos", enfatiza

Covid: Brasil está 75% vacinado

O Brasil encerrou o mês de outubro com a impressionante marca de 75% da população (e praticamente 100% do público-alvo do Plano Nacional de Imunização) vacinada com ao menos uma dose de imunizante contra a covid-19. Aliado a isso, o país atingiu também cerca de 55% da população com esquema vacinal completo, possibilitando a queda contínua nos números de casos e mortes em todo o País.

Ao todo, o PNI tem números espetaculares. São 279 milhões de doses aplicadas em 160 milhões de pessoas desde o início da campanha. O Brasil tem 289 dias de campanha, o que equivale à média de mais de 965 mil vacinas aplicadas por dia. A meta é de 300 milhões em 300 dias. Ao contrário de outros países, o Brasil segue reduzindo casos e mortes por covid, atualmente. São 11,5 mil casos e 325 mortes, diz o Conass.

Inconfidência

O senador Rodrigo Pacheco (PSD) faz força para virar um "novo JK", sem nem mesmo gostar de sorrir como ele, mas bolsonaristas em Minas e amigos de Michel Temer só se referem a ele como "Silvério dos Reis".

Bolsotrump 2022

Ex-presidente do EUA, Donald Trump divulgou nota de apoio à reeleição de Bolsonaro e disse que o Brasil tem "sorte" de ter alguém como ele trabalhando pelo país. "Ele ama e luta bravamente pelo povo brasileiro".

Besteirol

Projeto de Denis Bezerra (PSB-CE) tenta devassar a vida alheia, com "registro" de obras de arte, joias e até de animais de raça. O deputado parece não saber que bens de valor já são declarados à Receita Federal.

Povão de jatinho

Esperam-se 200 voos de jatinhos para Flamengo x Palmeiras, final da Libertadores, no dia 27. O problema é espaço no aeroporto de Montevidéu para tantos jatinhos transportando torcedores do povão.

Falta pouco

A partir desta segunda-feira (1º) faltam exatos 60 dias para o fim do ano. Com a pandemia em baixa e o retorno das atividades em todo o País, já tem integrantes da torcida fúnebre pela covid com saudades de 2020.

Perseguido

O Partido da Causa Operária tem sido o lado sensato da esquerda. "No tribunal da esquerda pequeno-burguesa, a opinião é suprimida, caso não esteja de acordo com a cartilha", disse sobre o caso de Maurício Souza.

Frase

"Nunca antes na história desse País se viu pedágio sendo reduzido" - Eduardo Bolsonaro após o sucesso do maior leilão rodoviário da História do Brasil.

Comentários

Últimas notícias