OPINIÃO

Com fim dos contratos com a Petrobras, "apagão do gás" tem data marcada: 1º de janeiro

Petrobras pode provocar apagão do gás natural no Brasil, por haver aumentado os seus preços em 200%. Leia os destaques de Cláudio Humberto

Cláudio Humberto
Cadastrado por
Cláudio Humberto
Publicado em 15/11/2021 às 7:20
ARQUIVO/AGÊNCIA BRASIL
Em 31 de dezembro se encerram 70% dos contratos de fornecimento de gás natural às distribuidoras que abastecem todo o País - FOTO: ARQUIVO/AGÊNCIA BRASIL
Leitura:

Petrobras x apagão do gás

Em razão de sua prioridade de produzir lucros indecentes, a Petrobras pode provocar apagão do gás natural no Brasil, por haver aumentado os seus preços em 200%, percentual considerado inviável no mercado. Nada aumenta nessa proporção. O gás é usado para aquecer ambientes e água e para substituir combustíveis nos automóveis. As distribuidoras de energia nos estados se encontram atônitas e a Petrobras irredutível. O problema é grave porque o apagão tem data marcada: 1º de janeiro.

Em 31 de dezembro se encerram 70% dos contratos de fornecimento de gás natural às distribuidoras que abastecem todo o País. Com o iminente fim dos contratos, distribuidoras procuraram a Petrobras para renová-los, e foram surpreendidos com a faca no pescoço. A associação das distribuidoras de gás canalizado (Abegás) denunciou a Petrobras ao Cade, conselho de defesa econômica, por abuso de poder. A Petrobras ainda tentou impedir empresas de irem ao mercado livre, oferecendo "apenas de 100%" de aumento e outros 100% em 4 anos.

Interino não abre mão de mordomia

Abusos na utilização de jatos da FAB por autoridades ganham destaque quando envolvem integrantes do Executivo, como quando, dias atrás, a ministra Damares Alves (Família etc.) foi denunciada por oferecer carona a um grupo, numa viagem ao Rio. Chefes dos outros poderes fazem das suas. Caso do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), que assumiu a presidência do Senado, com a ausência de Rodrigo Pacheco, e logo requisitou jato da FAB que o buscasse em João Pessoa para ir a Brasília.

Dia 5, ao viajar para Glasgow, Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, deu carona a 5 pessoas de Brasília a Guarulhos no jato da FAB. Fazer a FAB deslocar-se à Paraíba para buscá-lo, no dia 8, o senador Veneziano fez lembrar o voo de outro interino, no governo José Sarney. Chefe de governo por alguns dias, o então presidente da Câmara, Paes de Andrade, foi a sua Mombaça (CE) a bordo do Boeing presidencial.

Sanctos

Após chefiar com elogiada eficiência a representação do Brasil na Armênia, o diplomata Agemar Sanctos foi designado pelo presidente Jair Bolsonaro embaixador em Belize. Mas ainda será sabatinado.

Sem condições

O senador Lasier Martins (Pode-RS) cobra renúncia de Davi Alcolumbre (DEM-AP). "Não tem mais condições de presidir uma comissão que se diz de Justiça. É uma pessoa que não tem boas relações com a Justiça".

Já existe

Lobistas de empresas aéreas invadiram a Câmara para criticar o projeto que regulamenta o Tarp (Transporte Aéreo Remunerado Individual de Passageiros), uma espécie de "uber aéreo". Mas na realidade, já existem diversas empresas e aplicativos que oferecem esse serviço até no Brasil.

Você decide

Virou meme na internet o "disparo" do ex-ministro Sergio Moro nas pesquisas presidenciais, na Bahia. Passou de 3,8% para 5,9%. Para alguns, é quase o dobro; para outros, é só a parte de baixo da tabela.

Carbono

Está na pauta da Câmara nesta terça (16) projeto da deputada Carla Zambelli (PSL-SP) que estabelece parâmetros para um mercado que já movimenta bilhões por ano no país e no mundo: os 'créditos de carbono'.

Não divulgam

O Brasil responde por 1,7% das emissões de gases de efeito estufa no planeta, EUA por 15% e a China 30%, segundo o chefe da Embrapa Territorial, Evaristo de Miranda, um dos maiores especialistas ambientais do Brasil. Mas isso foi ignorado no noticiário sobre a COP26 (Glasgow).

Frase

"Ir para Europa é fácil, quero ver sair nas ruas do Brasil" - Luciano Hang, empresário, sobre a viagem do petista Lula a países europeus.

Comentários

Últimas notícias