COLUNA CLÁUDIO HUMBERTO

Jair Bolsonaro neutraliza mudanças na PEC dos Precatórios

Confira os destaques de Cláudio Humberto para esta terça-feira (14)

Cláudio Humberto
Cadastrado por
Cláudio Humberto
Publicado em 14/12/2021 às 6:31 | Atualizado em 14/12/2021 às 6:50
CLAUBER CLEBER CAETANO/PR
Bolsonaro se tornou alvo do inquérito em setembro do ano passado, após o TSE aprovar, por unanimidade, o envio de notícia-crime contra o presidente à Suprema Corte - FOTO: CLAUBER CLEBER CAETANO/PR

Decisão do presidente Jair Bolsonaro (PL) neutralizou a mudança na PEC sem Precatórios, que foi aprovada no Senado sob a condição de que os recursos sejam aplicados apenas em programas sociais. A oposição falou tanto em "evitar outro destino a não ser o Auxílio Brasil", que acabou dando ideia a Bolsonaro de aumentar o valor do benefício para R$ 415 e elevar os gastos do programa para R$ 90,5 bilhões em 2022. Quase todo o espaço fiscal criado pela PEC vai para o Auxílio Brasil. A Câmara vota hoje (14) mudanças aprovadas no Senado. A PEC vai permitir a Bolsonaro pilotar o maior programa social do mundo. Após a decisão de Bolsonaro, Paulo Guedes informou a reestimativa do programa ao relator-geral do Orçamento, Hugo Leal (PSD-RJ). A reestimativa foi sugerida por ofício de Guedes, e não por mensagem presidencial, porque o relatório de Leal já fora aprovado na comissão. A novidade de Bolsonaro considera a inclusão de famílias elegíveis e a mudança nas linhas de pobreza e extrema pobreza previstas na PEC.

Em AL, aprovação recorde: 90,9%

REPRODUÇÃO
Renato Filho do Pilar - REPRODUÇÃO

O prefeito de Pilar, em Alagoas, Renato Filho (PSC), tem tudo para figurar no livro dos recordes: levantamento do Paraná Pesquisas revela que 90,9% dos munícipes aprovam sua gestão. Há quase unanimidade entre eleitores de 24 a 35 anos: 93,9% favoráveis. Satisfeitos com o prefeito, os pilarenses querem vê-lo governando o estado: dependendo do cenário, ele tem de 73,3% a 76,6% das intenções de voto. No total, 86,9% dos entrevistados consideram a gestão Ótima ou Boa e outros 6% Regular positivo. A pesquisa mostra também que Lula venceria Bolsonaro, se a eleição presidencial fosse hoje: 56,4% a 21,5%. O Paraná Pesquisas realizou o campo do levantamento entre os dias 8 e 10 de dezembro, com 95% de grau de confiança.

Com tubaína

Na passagem por Campo Grande, nessa segunda (13), o presidente Jair Bolsonaro fez uma fezinha na Lotérica do Mercado Municipal e comeu pastel com tubaína, acompanhado do deputado Coronel David.

Não sabe

O pré-candidato Guilherme Boulos (PSOL) está no mundo da lua. Disse ontem que São Paulo "deixou de ser terra de oportunidades". Referia-se ao Estado onde 24 mil empresas foram criadas só em novembro.

Gera emprego

Dados do Ministério da Economia confirmaram que recuperação segue a todo vapor. Foram quase 950 mil novas empresas criadas entre maio e agosto, explicando também as seguidas altas nos empregos formais.

Aposta

Uma "Money Week", prevista para janeiro, é vendida como reunião de "autoridades do mercado" para discutir perspectivas para o futuro. Uma das "autoridades do mercado" confirmadas é... Sérgio Moro.

Milhares

O deputado Marco Feliciano disse ser contra a liberação dos jogos de azar para "enriquecer uns, às custas de poucos empregos". Las Vegas tem 650 mil moradores vivendo direta ou indiretamente dos cassinos.

Passado

Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto participa junto aos ex-presidentes Armínio Fraga, Henrique Meirelles e Ilan Goldfajn de um debate promovido pelo TCU sobre a condução da política monetária.

Frase

A urna não executará os programas além dos certificados" - Ministro Luís Roberto Barroso, presidente do TSE, ao comentar possibilidades de ataques às novas urnas eletrônicas.

 

Comentários

Últimas notícias