COLUNA CLÁUDIO HUMBERTO

Molecagem da Itapemirim é motivo mais que suficiente para que Congresso reavalie a existência da Anac

Confira os destaques de Cláudio Humberto para esta terça-feira (21)

Cláudio Humberto
Cadastrado por
Cláudio Humberto
Publicado em 21/12/2021 às 6:58
DIVULGAÇÃO/GOVERNO DO RIO DE JANEIRO
ITA Mesmo em recuperação judicial, grupo foi autorizado pela ANAC a criar empresa aérea, que quebrou - FOTO: DIVULGAÇÃO/GOVERNO DO RIO DE JANEIRO

A molecagem da empresa área Itapemirim é motivo mais que suficiente para que o Congresso reavalie a existência da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), alheia ao que se passa no próprio setor, e/ou a demissão dos seus dirigentes. O que mais impressiona nessa crise é que a "agência reguladora" Anac foi tão surpreendida quanto os 50 mil clientes lesados pela empresa que chamou de "espontânea" a decisão de cancelar voos, dia 17, destacando que a Anac nada teve com isso. No comunicado, a empresa moleque diz que parou por "motivos operacionais", reforçando ideia de que a Anac ignorava os problemas. A Anac privilegia interesses das empresas, como um sindicato patronal, em detrimento de quem paga os altos salários dos seus dirigentes. Uma das resoluções mais traiçoeiras da Anac foi a cobrança de malas, sob a promessa - mentirosa - de redução no valor das passagens. Além da cobrança das malas, antes sem custos, a Anac permitiu a precarização da qualidade e a cobrança de serviços de bordo.

Prova que plano pode baratear

PIXABAY/DIVULGAÇÃO
SUSPENSÃO Após nota da ANS, operadoras dizem que só recomendaram o adiamento dos procedimentos - PIXABAY/DIVULGAÇÃO

Os beneficiários do plano de saúde Geap, receberam ótima notícia: o reajuste da mensalidade na data-base em fevereiro será de apenas 2,26%, apesar da inflação de 10,74%. Ganho de 8,48%. O feito é do atual corpo diretivo do Geap, que, ao assumir, em 2019, implantou medidas para reverter a situação até a previsão de falência em poucos anos. A mudança surtiu efeito: o plano foi indicado para o ranking das melhores e maiores empresas de saúde do Brasil, pela revista Exame. Contratos desnecessários foram cancelados ou renegociados e auditoria ampliada foram algumas das ações adotadas no plano. A atual gestão garantiu para o Selo Empresa Limpa, do Instituto Ethos, e implantou programa de integridade, com base na Lei Anticorrupção. A nova gestão conquistou para o Geap a certificação GPTW (Great Place To Work) como excelente empresa para se trabalhar.

Vergonha

Gatilho mais rápido do oeste paranaense, a Câmara Municipal de Cascavel aumentou ontem dos próprios salários dos vereadores, que passam a embolsar R$ 13,4 mil e a custar R$ 68,5 mil aos cidadãos.

Show ignorado

A cruzada inglória de Bolsonaro contra vacinação, desta vez de crianças a partir dos 5 anos, tem efeito de cortina de fumaça sobre o número espetacular de 325 milhões de doses aplicadas nos brasileiros.

Sem perigo

O ex-ministro Delfim Netto gostou da demonstração de vitalidade da democracia chilena, elegendo presidente o esquerdista Gabriel Boric, mas não escondeu seu ceticismo em relação ao futuro governo.

Nos finalmentes

No primeiro dia da última semana de trabalho, a Comissão Mista de Orçamento conseguiu adiar a votação do Orçamento no Congresso. Ficou para esta terça (21), e só trabalham até esta quinta (23).

Regulador

Ex-presidente da CPI da Covid e crítico contumaz do governo Bolsonaro, Omar Aziz (PSD-AM) apresentou projeto para dar à Anvisa o poder de determinar medidas de controle sanitário durante emergências saúde.

Sucesso BR

O Plano Nacional de Imunização (PNI) completou o esquema vacinal de mais de 141,5 milhões de brasileiros. São 165,5 milhões com ao menos uma dose e 23 milhões já com três doses (incluindo o reforço).

Frase

São ações de criminosos" - Ministro Marcelo Queiroga (Saúde) sobre as ameaças a servidores da Anvisa

Comentários

Últimas notícias