Coluna Cláudio Humberto

Apenas 12 países tentaram impor "regras" ao Telegram

Ameaças do Tribunal Superior Eleitoral ao Telegram, se concretizadas, vão inscrever o Brasil entre os países autoritários de esquerda, como China e Cuba, e de direita, como Irã e Rússia, que adotaram medidas de censura e controle contra o aplicativo de mensagens

Cláudio Humberto
Cadastrado por
Cláudio Humberto
Publicado em 16/02/2022 às 8:47 | Atualizado em 23/02/2022 às 17:33
App do telegram (imagem: Ivan Radic/Flickr)
A primeira reunião entre TSE e Telegram serviu para falar sobre o enfrentamento da disseminação de conteúdos falsos durante as eleições - FOTO: App do telegram (imagem: Ivan Radic/Flickr)

Ameaças do Tribunal Superior Eleitoral ao Telegram, se concretizadas, vão inscrever o Brasil entre os países autoritários de esquerda, como China e Cuba, e de direita, como Irã e Rússia, que adotaram medidas de censura e controle contra o aplicativo de mensagens. São 12 países que tentaram impor "regras" ao Telegram, que não lhes deu confiança. Na Rússia, onde nasceu seu criador, Pavel Durov, o Telegram foi banido por não dedurar seus usuários à FSB, ex-KGB. Depois voltou a funcionar. Em todos os casos, o Telegram foi punido por decisão de regimes alvos de protestos, como aconteceu em Hong Kong, por exemplo. O Telegram foi usado por manifestantes durante os protestos de 2020/21 na Bielorrússia, considerada a última ditadura europeia. Foi banido. Em Cuba, em 2021, a história é a mesma. O governo comunista da ilha proibiu o funcionamento do Telegram após os protestos de 2021. Na China, o Telegram foi banido em 2015, quando o Partido Comunista descobriu ser alvo de críticas de grupos de ativistas humanitários.

Protocolo russo até em Angola

É tão "rigoroso" quanto o de Angola e países de menor expressão o protocolo adotado pelo governo russo para a visita oficial de dignitários estrangeiros. Na viagem à Rússia, a comitiva brasileira teve de fazer cinco testes. Em meados de 2021, o vice-presidente Hamilton Mourão, o chanceler Carlos França e demais membros da comitiva tiveram de fazer cinco testes contra covid para irem à Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). Toda a comitiva com destino a Luanda teve de testar 48 horas antes do embarque, e momentos antes de entrar no avião, em Brasília. O terceiro teste foi aplicado no desembarque dos brasileiros na capital angolana. Só teve acesso quem testou negativo. Em cada um dos dias da conferência, entre 7h e 8h da manhã, todas as comitivas estrangeiras, incluída a brasileira, foram submetidas a testes.

Só que não

Fiel à sua conhecida má vontade quanto aos auto-testes de covid, para alegria dos laboratórios privados de exames e fornecedores de testes para rede pública, a Anvisa ainda não liberou a venda de nenhum deles.

Necessária

Sergio Moro criticou a viagem presidencial à Rússia, falando em "constrangimento" dos diplomatas. Moro não aprendeu nada. A viagem, ao contrário do que ele imagina, é um triunfo da diplomacia brasileira.

Positivou

O comandante da Marinha, almirante Garnier Santos, estaria na viagem presidencial a Moscou, mas testou positivo. O almirante de esquadra Silva Lima é quem o representa, nas tratativas da área de Defesa.

Não se sabe

Maiores do "big tech", Alphabet/Google, Amazon, Apple, Meta/Facebook, Microsoft, Twitter e Uber gastaram mais de US$ 70 milhões só em lobby nos EUA, em 2021, diz o Wall Street Journal. Não há cálculo no Brasil.

Holofote é vida

A Comissão de Fiscalização do Senado, cujo presidente e vice são do Podemos de Sergio Moro, aprovou ouvir autoridades, como ministros da Saúde e Justiça, além de depoimento do diretor da PF. Também aprovou ainda discutir "crimes de ódio" e privatizações. É a nova CPI da Covid?

No fim do túnel

A média de casos de covid despencou 33,5% desde o início do mês, caindo de 189,5 mil a 126 mil. A média de mortes também reverteu a tendência e caiu 11,7% em menos de uma semana de 951 para 840.

Frase

Quem quer invadir, não avisa" - Norton Rapesta, embaixador do Brasil na Ucrânia, sobre a "iminente invasão russa"

Comentários

Últimas notícias