Coluna Cláudio Humberto

Instituto Orbis: mais de oito em cada dez brasileiros apoiam a redução da maioridade penal

Apenas 17,6% acreditam que a maioridade penal deve permanecer como está, com menores protegidos até os 18 anos

Cláudio Humberto
Cadastrado por
Cláudio Humberto
Publicado em 14/03/2022 às 9:57
Foto: Pixabay
De acordo com pesquisa do Instituto Orbis, 82,4% dos brasileiros acreditam que maioridade penal deve ser reduzida - FOTO: Foto: Pixabay

Levantamento exclusivo realizado pelo Instituto Orbis para o Diário do Poder revela que mais de oito (82,4%) em cada dez brasileiros apoiam a redução da maioridade penal. Para 36,9%, a idade penal mínima deve ser definida para os 16 anos, idade em que se tem noção do que é certo e errado; 24,3% acreditam que a maioridade penal deve ser fixada aos 14 anos, como ocorre em muitos países desenvolvidos; e outros 21,2% acreditam que não deve haver um limite de idade no Direito Penal. Apenas 17,6% acreditam que a maioridade penal deve permanecer como está, com menores protegidos até os 18 anos. Entre os brasileiros com mais de 66 anos, 34,9% acreditam que não deve existir limite de idade para o processo penal. Já 35,5% dos brasileiros abaixo dos 18 anos acha que a maioridade penal deve existir, mas permanecer como é atualmente. O instituto de pesquisa Orbis realizou 2.154 entrevistas por telefone entre os dias 3 e 4 de marco deste ano, em todas as regiões do País.

Câmara demonstra agilidade

A Câmara dos Deputados só precisou de duas horas para discutir e aprovar, durante a madrugada de sexta-feira (11), o projeto que unifica, na origem, o ICMS estadual incidente sobre combustíveis. Os deputados entenderam a necessidade de urgência do projeto, que deve reduzir o impacto do aumento dos preços dos combustíveis. Bem ao contrário do Senado presidido pelo roda-presa Rodrigo Pacheco, que levou cinco meses para pautar, analisar e aprovar o mesmo texto. Como os senadores alteraram o texto, o projeto teve de voltar à Câmara, que, sem demora, iniciou a discussão e votação tarde da noite. A agilidade da Câmara tem sido justificada por deputados federais que citam, a liderança e autoridade do seu presidente, Arthur Lira (PP-AL). A lerdeza do Senado fez um projeto tão importante para os brasileiros dormitar na gaveta de Rodrigo Pacheco desde 13 de outubro.

Luz no horizonte

Se o PT deve perder quase todos os atuais governos estaduais, tem tudo para eleger três em sua bancada no Senado: os futuros ex-governadores Rui Costa (BA), Camilo Santana (CE) e Welington Dias (PI).

Parece piada

O DF já nem sequer obriga o uso de máscaras em locais fechados, mas os rebeldes sem causa da UnB vão se reunir só no dia 31 para decidir se voltam ao trabalho presencial em maio ou junho. É um deboche.

Olho neles

A partir de 5 de abril e até a posse dos eleitos, gestores públicos demagogos ficam proibidos de
conceder aumentos a servidores, independente da esfera de governo: federal, estadual ou municipal.

Interesse

Em 5 anos, o interesse na internet por Bolsonaro ficou à frente de Lula, diz o Google Trends, com duas
exceções: quando o petista foi solto, em 2019, e quando o STF anulou suas condenações para torná-lo
candidato.

Padrão ouro

O banco americano Goldman Sachs, o primeiro grande de Wall Street a deixar de operar na Rússia, prevê que o preço da onça do ouro (28,3 gramas) vai disparar para mais de US 2,3 mil. Já passou dos US 2 mil.

Sol para todos

A Associação Brasileira de Energia Fotovoltaica (Absolar) comemorou a marca histórica atingida pelo
setor com geração de 14 gigawatts. É mais que uma Itaipu em telhados, fachadas e pequenos terrenos.

Frase

Nós temos todos os insumos no Brasil" - Ministro Paulo Guedes (Economia) durante cerimônia do Plano Nacional de Fertilizantes

Comentários

Últimas notícias