coluna cláudio humberto

Eleições 2022: Doria resiste e usa pesquisa, paciência e diálogo

Doria ficou animado com pesquisa do Quaest, divulgada na rede CNN, e decidiu enfrentar a instabilidade da sua candidatura com "diálogo" e muita, muita paciência

Cláudio Humberto
Cadastrado por
Cláudio Humberto
Publicado em 19/05/2022 às 7:12
DIVUGAÇÃO/GOVSP
Doria tenta se manter como candidato à Presidência da República pelo PSDB - FOTO: DIVUGAÇÃO/GOVSP

O tucano João Doria deixou claro aos mais próximos, nesta quarta (18), a intenção de resistir à mais séria investida contra sua pré-candidatura à presidência, protagonizada por dirigentes do próprio PSDB que ele derrotou junto com Eduardo Leite, nas prévias. Doria ficou animado com pesquisa do Quaest, divulgada na rede CNN, e decidiu enfrentar a instabilidade da sua candidatura com "diálogo" e muita, muita paciência. A pesquisa compara chances eleitorais na 3ª via: 51% dos entrevistados conhecem e admitem votar em João Doria, contra 44% de Simone Tebet. O problema de Doria é que tucanos hostis à sua candidatura preferem dar atenção a outra pesquisa em que Tebet teria melhores condições. Aécio Neves, inimigo nº 1 de Doria no PSDB, afirmou na terça (17) que a escolha do candidato não pode ser "indireta", por meio de pesquisa. Doria quer adiar a decisão até as vésperas da convenção do PSDB, mas Aécio e demais inimigos insistem na humilhação da desistência já.

Brasil abriu 835 mil empresas

O Brasil tem motivos para comemorar: foram abertas 835.037 empresas no País, entre 1º de janeiro e 31 de março, segundo dados atualizados da plataforma XTR Brasil. Só o estado de São Paulo, a "locomotiva" da economia brasileira, é responsável por 29,9% (243,7 mil) das novas empresas em atividade, seguido por Minas Gerais, com 87.523 (10,7%), e o Rio de Janeiro, onde foram abertas 70 mil empresas (8,6%). Foram abertas mais empresas no primeiro trimestre do ano do que os 615.173 empregos formais criados. No total, existem 21,2 milhões de empresas em atividade no Brasil, de um universo de mais de 53 milhões já criadas. Das mais de 835 mil novas empresas abertas em 2022, mais de 20 mil já encerraram suas atividades, revela a plataforma XTR.

Ops

Citação de Luiz Fux, presidente do STF, ouriçou juristas: "Todo poder emana do povo e em seu nome ele
é exercido". Mas o parágrafo único, do artigo 1º diz: "Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição".

Propaganda

Tem plataforma de checagem que rasgou a máscara: dedicadas a desmentir governistas, agora, a pretexto de desmentir posts irrelevantes, destacam "feitos" do governo Lula. Parece até propaganda eleitoral.

Vontade política

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), garantiu ontem que apesar de o aumento da tarifa de energia elétrica estar previsto nos contratos das distribuidoras, "pode ser minimizado".

Velha política

A CCJ da Câmara aprovou mais um projeto de zero importância ontem e que deixa o cidadão indignado com a perda de tempo. Um viaduto de Guaratinguetá (SP) será chamado agora de "São Frei Galvão".

Vai-e-vem

Na Paraíba, políticos trabalham com a informação de que o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP) avalia disputar novo mandato e desistir do Senado, em razão do avanço da candidatura de Efraim Moraes (União).

Para melhor

O primeiro trimestre do ano contabilizou 1,7 milhão de desligamentos voluntários, alta de 70% em relação ao mesmo período do ano passado e, segundo especialistas, trata-se de uma ascensão profissional ou de reação negativa à volta ao trabalho após longo período de isolamento.

Frase

"Para que saia das amarras que a legislação impõe ao setor público" Ministro Jorge Oliveira (TCU) ao votar a favor da abertura de capital da Eletrobras

Comentários

Últimas notícias