DIVERSIDADE

TIM cria teclado para celular que avisa quando usuário escreve expressões LGBTfóbicas

Aplicativo criado pela operadora já alertava sobre o uso de termos racistas e agora adota ações contra a LGBTfobia

Imagem do autor
Cadastrado por

Edilson Vieira

Publicado em 09/06/2021 às 19:43
Notícia
X

Um aplicativo que alerta os usuários sobre o uso de palavras e expressões discriminatórias em seu dia a dia, explica a origem do termo e sugere substituições. É assim que funciona o teclado consciente TIM, que acaba de ser atualizado com a inclusão de termos LGBTfóbicos, como parte das iniciativas da operadora para o Mês do Orgulho LGBT, comemorado em junho.

A ferramenta foi lançada inicialmente em novembro de 2020 com alertas sobre expressões com conotações racistas, como “denegrir”, “lista negra” ou “cor do pecado”. Na nova versão, disponível gratuitamente para smartphones com sistemas operacionais iOS e Android, foram inseridas mais 500 palavras e frases LGBTfóbicas, aproximadamente. São exemplos “sapatão”, “baitola” e “traveco”, utilizadas de forma pejorativa para se referir a pessoas LGBTI+. 

DESENVOLVIMENTO

“Tivemos um time formado por pessoas LGBTI+ trabalhando nessa nova versão do teclado consciente, justamente para que todas as pessoas entendam que palavras e expressões discriminatórias, por mais que usadas de forma involuntária, podem machucar e alimentar o preconceito arraigado na sociedade”, conta Ana Paula Castello Branco, diretora de Advertising e Brand Management da TIM. A executiva destaca que a tecnologia pode ser uma aliada da evolução social: “queremos usar o alcance dos celulares e do nosso serviço para colaborar com a construção de uma sociedade mais inclusiva, um futuro sem preconceitos e onde as pessoas pratiquem a empatia”, explica.

APLICAÇÃO

Para usar o teclado, não precisa ser cliente da operadora. Basta baixar o app na App Store ou Google Play. A atualização é automática para quem já fez o download da primeira versão. A ferramenta fica visível somente quando o usuário digita seus textos em redes sociais ou aplicativos de comunicação, por exemplo, e destaca as palavras e expressões consideradas inadequadas. Ao clicar em cima desses termos, o Teclado Consciente TIM explica porquê são considerados racistas e LGBTfóbicos e oferece opções para a sua substituição, tal como um corretor ortográfico social.

 

Tags

Autor