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Veja o que é mito e o que realmente funciona para economizar combustível

Na hora de economizar combustível, nem tudo funciona como deveria. Algumas práticas antigas, hoje não têm mais efeito. Perguntamos a um especialista o que vale a pena fazer para reduzir o consumo

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Edilson Vieira

Publicado em 21/06/2021 às 18:35 | Atualizado em 22/10/2021 às 21:19
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Com a gasolina na casa dos R$ 6 o litro, muitos motoristas vão atrás de artifícios para tentar economizar um pouco. O problema é que algumas práticas funcionam. Outras, nem tanto. Perguntamos ao consultor automotivo Alexandre Costa o que é mito ou verdade nas práticas para economizar combustível. 

AR CONDICIONADO LIGADO AUMENTA O CONSUMO?

VERDADE

Como nos veículos a combustão o compressor do ar condicionado é acionado pelo próprio motor, uma fração da potência gerada é consumida para acioná-lo. Isso resulta em um aumento de até 10% no consumo. Mas se considerarmos o conforto térmico e acústico, além do aspecto de segurança de rodar com os vidros fechados, vale a pena gastar um pouco mais.

DIMINUIR A VELOCIDADE DO AR CONDICIONADO REDUZ O CONSUMO?

MITO

A velocidade do ar condicionado está relacionada com a rotação do eletroventilador no painel, que, como o nome diz, é elétrico, ou seja, não tem relação com o consumo de combustível. O que determina se o consumo aumenta ou diminui com relação ao ar condicionado é se ele está ou não ligado.

A MANEIRA DE DIRIGIR AFETA O CONSUMO?

VERDADE

Esse com certeza é o item com maior influência sobre o consumo. A forma como se conduz o veículo está diretamente ligado a quantidade de combustível que será injetado no motor. É isso depende da forma como se pisa no acelerador, literalmente. Dirigir suavemente, trocando as marchas no tempo certo (a maioria dos carros modernos tem um indicador no painel que mostra o momento adequado de trocar a marcha), evitar acelerações fortes para ter que frear logo à frente, tudo isso faz reduzir o consumo.

COLOCAR O CARRO NA BANGUELA REDUZ O CONSUMO?

MITO

A prática de colocar o câmbio no ponto morto nas descidas além de errada é perigosa. Nos veículos atuais, dotados de injeção eletrônica, essa prática, em vez de reduzir, aumenta o consumo! Além disso, é inseguro colocar um veículo na banguela pois isso reduz o efeito do "freio motor", que segura o carro nas descidas. O correto é usar na descida a mesma marcha que você utiliza para subir.

A CALIBRAÇÃO DO PNEU AFETA O CONSUMO?

VERDADE

Isso ocorre porque pneus, com a pressão abaixo da indicada pelo fabricante, aumentam o esforço do motor para conseguir girar o conjunto pneu/roda. Com os pneus calibrados a resistência ao rolamento é diminuída, reduzindo em até 10% o consumo. Verifique a pressão dos pneus pelo menos a cada 15 dias.

ANDAR COM OS VIDROS ABERTOS AUMENTA O CONSUMO?

DEPENDE

No trânsito urbano a velocidade do vento pouco influencia no consumo. Já na estrada, rodar com os vidros abertos aumenta a resistência do ar, causando um efeito de "freio aerodinâmico" e aumentando o consumo.

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