Comércio

Fiscais do Procon encontram produtos vencidos em supermercados do Grande Recife

Fiscalização encontrou irregularidades em estabelecimentos localizados em Olinda e no bairro de Areias, no Recife

Imagem do autor
Cadastrado por

Edilson Vieira

Publicado em 29/10/2021 às 18:02 | Atualizado em 29/10/2021 às 23:42
Notícia
X

Os fiscais do Procon Pernambuco, órgão ligado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos percorreram esta semana supermercados, mercadinhos, padarias e açougues da Região Metropolitana do Recife para verificação dos cumprimentos de medidas preventivas contra a covid-19 e para inspecionar se há vendas de produtos inadequados para o consumo.

Segundo o Procon-PE, durante a fiscalização, foram encontradas irregularidades em alguns estabelecimentos, como no Preço Bom Supermercado, localizado na Av. Presidente Kennedy, no Bairro de Peixinhos, em Olinda. No ato da fiscalização, foram encontrados mais de 100 alimentos expostos para venda com data de validade vencidas, entre garrafas de iogurte e caixas de creme chantilly.

Ainda em Olinda, o Procon-PE divulgou que, no Supermercado Popular, localizado na Av. Coronel Frederico Lundgren, no Bairro de Rio Doce, foram encontrados pacotes de biscoitos, caixas de creme de leite e embalagens de salsichas fora do prazo de validade.

DESCARTE

Já em Areias, na Avenida Recife, no Líder Supermercado, os fiscais relataram terem encontrado cerca de 70 alimentos vencidos, além de 15 produtos sem identificação de precificação. Entre os produtos vencidos constavam latas de cervejas, bolos e batatas fritas.

“Durante o ato de fiscalização, os produtos encontrados com algum tipo de irregularidade são descartados de imediato por nossas equipes. Não vamos deixar que o consumidor pague por um produto de consumo impróprio, por isso continuaremos realizando fiscalizações nesses estabelecimentos”, afirmo o secretário de Justiça de Pernambuco, Pedro Eurico.

NORONHA

Todos os estabelecimentos foram autuados pelo Órgão de Defesa do Consumidor de Pernambuco, e agora terão um prazo de 10 dias para apresentar suas defesas. Dependendo do resultado da análise dos processos, os mercados poderão pagar uma multa que varia de mil a 9 milhões de reais.

Nesta terça (26) e quarta-feira (27), a fiscalização do Procon Pernambuco esteve presente no Arquipélago de Fernando de Noronha. Na ilha, foram realizadas audiências de conciliação e fiscalização educativa em mercadinhos. Os servidores do Procon entregaram uma notificação no posto de gasolina da Ilha pedindo esclarecimentos sobre o aumento de preço dos combustíveis, foi solicitado para que seja enviado ao Procon as notas fiscais com os preços praticados no dia 25, quando houve a majoração do diesel e da gasolina pela Petrobras.

 Durante as fiscalizações em Fernando de Noronha, foi autuado o Mercadinho da Ilha, localizado na Vila do Trinta. No local, foram encontrados cerca de 8 quilos de costela bovina vencidas.

 

Tags

Autor