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Veja como uma fintech nascida no Porto Digital faz para crescer 50% ao ano

A Acqio atua no setor de soluções de e-commerce e de pagamentos para o varejo. Em 2021 ficou entre as 10 empresas do Porto Digital com maior faturamento

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Edilson Vieira

Publicado em 03/03/2022 às 19:16 | Atualizado em 03/03/2022 às 19:30
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Uma empresa que nasceu em 2014, no ecossistema tecnológico do Porto Digital, no Recife, está se destacando pelo seu crescimento firme, em torno de 50% ao ano, em um segmento bastante disputado, o de fintechs, ou seja, empresas que juntam tecnologia e soluções financeiras. Em 2021 a Acqio figurou entre as 10 empresas de maior faturamento do Porto Digital, e tem metas bastante ambiciosas para este ano: dobrar o número de transações, de três bilhões para seis bilhões, impulsionar o faturamento de R$130 milhões para R$ 200 milhões e quadruplicar a presença em Pernambuco, sem falar na expansão para o restante do País. Em 2021 recebeu um aporte R$ 50 milhões para ampliação das operações em território nacional. Para entender como esse crescimento se tornou possível, é necessário conhecer a história da empresa desde o começo.

A Acqio nasceu em meio a efervescência do mercado de terminais POS (Point of Sale), as famosas maquininhas de pagamento com cartão. Até 2010, o segmento era dominado por apenas duas empresas, Cielo e Rede. Tudo mudou quando o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) librou o mercado para que as empresas que operavam as maquininhas pudessem trabalhar com qualquer bandeira de cartão, bastava existir um contrato comercial entre as partes. Em 2016, o Cade acabou com todos os acordos de exclusividade entre as bandeiras de cartão e as adquirentes (são chamadas assim as empresas responsáveis por intermediar os pagamentos realizados com cartões de crédito e de débito ou outros recebíveis, como o Pix. A adquirente faz o papel de facilitador dessas transações junto as bandeiras dos cartões de crédito). Era o que faltava para o surgimento de grandes empresas como Stone, GetNet, PagSeguro, SafraPay e Stone.  A Acqio era peixe pequeno neste oceano, mas não se intimidou e encontrou uma rota própria para o crescimento.

DIFERENCIAIS

Para o CEO da Acqio, Felipe Valença, pernambucano com experiência de 25 anos no mercado financeiro, a expansão do negócio se deve a dois fatores: tecnologia e foco na popularização de seus serviços. "A origem da empresa tem a ver com tecnologia proprietária [conceito que envolve pesquisa e desenvolvimentos de ferramentas tecnológicas próprias] isso nos torna eficientes nesse mercado. Tecnologia é algo caro de adquirir, e a gente tem como sócios pessoas com esse perfil de criadores de tecnologia, muitos oriundos do Cin/UFPE [Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco]. Já nascemos com DNA de tecnologia", afirmou. O segundo pilar, segundo Valença, tem a ver com o grande desafio para as startups que é criar possibilidades de distribuir seus produtos e serviços. "Algumas empresas deste segmento utilizam canais de bancos para se expandir, como a Rede e a Cielo, outras utilizam a força de vendas como a Stone, ou os canais digitais, como a PagSeguro, tudo isso representa custos", aponta o executivo.

"No início, chegamos a ter representantes comerciais como força de vendas, mas percebemos que o modelo de franquia seria uma maneira mais apropriada para a expansão da empresa. Você tem hoje muita desmobilização de bancos, cidades sem nenhuma agência bancária, e tem muita gente com familiaridade de venda de serviços financeiros. A nossa franquia está mais em cidades de médio e pequeno porte. Mas também estamos na capital. Uma agência de banco é caro de se manter e quando uma agência é fechada em alguma cidade, é a oportunidade para um franqueado nosso nascer. A franquia nos permite ter a força de vendas dessas pessoas em todas as regiões [a Acqio hoje está em mais de 2.500 municípios e cerca de 860 franqueados em todas as regiões do Brasil] e, por outro lado estamos transferindo know-how para esses franqueados. Hoje temos orgulho em ser a 26a. franqueadora do Brasil", afirmou Felipe Valença que projeta comercializar 300 novas franquias em 2022. A Acqio vai participar da Expo Franquias Nordeste, que acontece de 24 a 26 deste mês no RioMar Recife.

Apoiar o pequeno sempre foi um objetivo da empresa. "Sempre fomos focados na inclusão financeira, então quase sempre somos a primeira maquininha [de pagamentos] do nosso cliente e, por conta da maquininha ele abriu sua primeira conta bancária. A Acqio bancarizou muita gente. Eu diria que 2/3 dos nossos 50 mil clientes foram bancarizados pela Acquio. Esse tipo de cliente, pequenas empresas ou mesmo empreendedores individuais, sofreram muito com a pandemia, muitos tiveram que fechar seus negócios, então foi o momento de reformular nossas ofertas e até buscarmos novos mercados. Mas estamos otimistas com 2022, já que tivemos um inicio muito bom, fruto dessas escolhas", diz Valença.

NOVOS NEGÓCIOS

Para expandir sua presença no território nacional a Acqio pretende investir fortemente em duas frentes. A de venda de franquias e a oferta de soluções tecnológicas para que as empresas de médio porte estabeleçam seu seu e-commerce. Felipe Valença conta que, no início,  empresa tinha um processo mais aberto para adesão de novos franqueados mas, com o amadurecimento do modelo de negócios acabou adotando uma espécie de seleção. "Cerca de 2/3 dos nossos franqueados vêm organicamente, indicados por outros franqueados ou são candidatos identificadas pelo nosso time comercial. A partir daí ele passa por um processo interno que envolve análise de cadastro, histórico, checagem de perfil e até a gravação de um vídeo onde o candidato conta porque ele quer levar a Acqio para sua região. Hoje temos muito cuidado em selecionar quem vai nos representar", diz o executivo.

Depois da inscrição, e de pagar a taxa de franquia de R$ 8 mil, o franqueado participa de uma capacitação que dura 90 dias. Nós inclusive temos uma universidade corporativa com mais de 140 cursos, no formato mobile, e uma equipe que faz o acompanhamento remoto deste candidato nesses 3 meses iniciais. Também temos uma equipe em campo dentro da região onde o franqueado vai desempenhar sua atividade. Com a reformulação do nosso setor de franquias, nos últimos dois anos, o modelo agora não é apenas que o franqueado busque novos clientes e sim que ele gerencie o relacionamento com seus clientes. Inclusive o franqueado participa de parte dos resultados dos seus clientes. Nós, como empresa de tecnologia, temos todas as ferramentas para gestão remota, seja através de aplicativos, portais, chatbots, WhatsApp, tudo funciona muito bem, mas existem vários "brasis", há regiões com déficit tecnológico, aí entra a gestão física mesmo", revela Valença.

COMÉRCIO ELETRÔNICO

Outra frente de negócios que será ampliada pela Acqio em 2022, tem a ver com soluções para empresas de grande e médio porte que querem criar ou expandir seu e-commerce. "O nosso mercado no ano passado fez 2,5 bilhões de transações, cresceu 33% de 2020 para 2021, e para 2022 a projeção de crescimento é de mais de 20%. Este segmento cresce mais que o segmento de meio de pagamentos, já tínhamos uma solução de vendas não presencial que é o link de pagamentos, mas neste mês começamos com e-commerce. Facilitamos a inclusão de muitos comerciantes e empreendedores com a maquininha, e agora vamos digitalizar a vida desse comerciante, até porque se ele não digitalizar seu negócio, ele vai estar fora da prateleira, não vai ser visto. No ano passado, as vendas online já representaram 20% de tudo que foi transacionado no mercado", diz Valença.

A Acqio tem apenas apenas um hub comercial no Recife, mas ainda este ano pretende ampliar para quatro, sendo dois novos no Recife e um em Caruaru. "Esses hubs é que fazem a gestão dos franqueados no Estado. Vamos quadruplicar a presença da empresa em Pernambuco. Você provavelmente ainda não viu uma maquininha da Acqio, mas até o final do ano, verá", assegura Felipe Valença.



 

 




 

 

 

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