Tecnologia

Porto Digital cresce em faturamento e mão de obra, mas ainda enfrenta o desafio de formar capital humano

Balanço divulgado pelo Porto Digital nesta qurta-feira (23), aponta crescimento de 29% no faturamento das empresas em 2021 e de 94% na receita nos últimos 3 anos

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 23/02/2022 às 18:44 | Atualizado em 23/02/2022 às 18:58
Notícia
X

O Porto Digital - um dos maiores parques tecnológicos da América Latina - divulgou nesta quarta-feira (24) seu resultado de 2021. Pelo balanço, o Porto registrou um aumento de 28,6% no faturamento, alcançando R$ 3,67 bilhões e teve um incremento de 10% no número de colaboradores, fechando com 14.790 pessoas. O resultado tem como base uma pesquisa com as 355 empresas embarcadas no Porto Digital, mas pouco mais de um terço (118) responde ao qustionário, demonstrando que a adesão ainda precisa melhorar muito.

A diretoria do parque celebra que, apesar da crise econômica provocada pela pandemia da covid-19, as empresas do setor continuaram avançando. “Mesmo com os eventos adversos provocados pela crise sanitária, chegamos a 355 empresas embarcadas no Porto Digital e temos um crescimento de quase 100% do faturamento entre 2018 e 2021”, comemora o presidente do parque tecnológico, Pierre Lucena. O executivo conta que, quando foi contratado para assumir o cargo em 2018, recebeu a meta de dobrar o tamanho do parque em seis anos e conseguiu cumprir o desafio em três anos.

Presidente do Conselho do Porto Digital, Sílvio Meira, lançou publicamente outro desafio de alcaçar 30 mil profissionais e R$ 10 bilhões em faturamento em um intervalo de 5 anos. Para alcançar a meta, Meira destacou a importância de se ter estratégia. E compartilhou o conceito de estratégia que aprendeu com um ex-ministro de ciência e tecnologia quando tinha apenas 30 anos.

"Eu estava preparado para ele me dar uma aula de uma hora sobre o que é estratégia, mas ele foi bem direto. E disse: 'estratégia é tudo aquilo que a gente já tem e quer ter maior, melhor e com mais performance; combinado com tudo o que a gente não tem e quer ter grande e com grande performance'. O Porto Digital não está pronto porque nada está pronto, porque estamos escrevendo e reescrevendo o tempo todo", alertou o mestre.  

BALANÇO

Dentre as empresas embarcadas no Porto Digital, as que registraram maior crescimento em 2021 foram a FindUp, Insole e Mesa. Já entre as que mais faturaram estão, em ordem alfabética, Accenture, Acqio, Avanade, Avantia, CESAR, FITec, Globo Nordeste, Insole, Neurotech e Tempest.

Do ponto de vista de capital humano, o parque agora conta com 14.790 colaboradores - 10,5% a mais do que em 2020, acumulando aumento de 56% registrado entre 2018 e 2021. Entre as que mais empregam colaboradores no parque estão Accenture, Avanade, Avantia, CESAR, FITec, Pitang, Serttel, Speed+, Tempest e EAD Uninassau.

 

Divulgação
FORMAÇÃO Programa Embarque Digital foi lançado em 2021 e está na sua segunda fase - Divulgação

APAGÃO DE MÃO DE OBRA 

Com mais de 20 anos de história, um dos pontos críticos para o Porto Digital sempre foi a formação de mão de obra para ocupar posto de trabalho no parque tecnológico. Outro desafio que foi vencendo ao longo dos anos foi o de se conectar com os setores produtivos de Pernambuco. Durante muito tempo, o Porto viveu isolado, sem conseguir explicar às empresas de fora do parque o que faziam e de que forma poderiam oferecer soluções. 

Presente no evento, o prefeito do Recife, João Campos, lembrou a importância de formar mão de obra para o parque e de atrair a juventude para entender o que o Porto Digital faz. Um dos programas que tem tentato fazer essa ponte é o Embarque Digital. Criado em setembro de 2021 e com uma segunda fase lançada em janeiro deste ano, o programa pretende formar mais estudantes para atuação no setor de tecnologia. 

Porto Digital

O parque está instalado no centro histórico da cidade do Recife, totalizando 171 hectares na capital pernambucana. A área que foi ocupada pelo parque vem sendo cada vez mais requalificada em termos imobiliários, urbanísticos e de recuperação do patrimônio histórico. Desde sua fundação, em 2000, mais de 138 mil metros quadrados de imóveis históricos foram restaurados.

Sua atuação se dá nas áreas de produção de software, serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e economia criativa com ênfase nos ramos de jogos eletrônicos, audiovisual, música, fotografia e design.

Além da capital, o Porto Digital também está presente no Agreste pernambucano com o Armazém da Criatividade, localizado em Caruaru. Inaugurado em 2015, o Armazém conta com incubadoras para desenvolver empresas de diversos segmentos, enfatizando o comércio ligado à moda. 

Tags

Autor