Vale a pena fazer um seguro para a bicicleta? Veja quanto custa e os requisitos
Semelhante a um seguro de automóvel, o seguro de bikes oferece coberturas básicas e adicionais, como assistência 24 horas
Tradicionalmente ligada ao lazer, a bicicleta tem se transformado nos últimos anos em opção de veículo para mobilidade urbana e, para muitos, ferramenta de trabalho. A ampliação da rede cicloviária nas cidades é um estímulo para usar a bike, mas o elevado número de roubos e furtos de bicicletas pode abalar a decisão de usá-la com mais frequência.
Foi o caso do advogado Erick Alexandre Elói Costa. Ele ganhou recentemente uma bicicleta de presente da esposa. Foi uma forma de voltar a antiga rotina. Ciclista experiente, Erick utilizava a bike para pequenos deslocamentos e passeios nos fins da semana. Até que, ano passado, a bicicleta foi roubada. "Até pensei em comprar outra, mas o receio de perder outra bicicleta para os bandidos me fez adiar essa decisão".
Como ganhou uma bike nova de presente, o advogado decidiu utilizar outra estratégia. Fez um seguro para sua bicicleta, do mesmo jeito como sempre fez para o carro. "A facilidade de contratar o seguro e o custo baixo me levaram a fazer o seguro, agora tenho mais segurança para voltar a pedalar e, quem sabe, até introduzir a bicicleta na minha rotina diária", disse o advogado.
Erick pagou R$ 280 para segurar a bicicleta nova, que tem valor de mercado de R$ 2.100. O seguro tem validade de 12 meses e cobre roubo, furto qualificado e danos materiais. "É uma cobertura ampla. Por exemplo, se eu deixar a bike estacionada presa a um cadeado e esse cadeado for arrombado e a bike levada, já caracteriza como furto qualificado", explicou.
COMO FUNCIONA
Bruno Soares, sócio da corretora BS seguros, diz que já está havendo demanda espontânea pelo seguro de bikes no Grande Recife. "Eu já oferecia esse produto desde o ano passado, mas nos últimos três meses a procura cresceu e já representa 10% de nossa carteira", diz Bruno. Ele explica que o acionamento de um seguro de bike é semelhante ao de um automóvel. No caso da ocorrência de algum "sinistro", entra-se em contato com a seguradora explicando a situação. No caso de roubos e furtos, é preciso, além dos documentos pessoais, apresentar um registro policial (boletim de ocorrência).
REQUISITOS
O corretor explica que qualquer bicicleta pode ser segurada, independente de marca ou modelo, se é original ou sofreu modificações. O único requisito é que ela tenha até 10 anos de fabricação. Não precisa ter nota fiscal da bicicleta. Também não precisa ser um modelo de alto luxo ou tecnologia (embora boa parte das bikes seguradas sejam de alto valor), é possível colocar no seguro modelos mais populares e até bikes usadas para trabalho. "É possível fazer o seguro de uma bike usada para entrega por aplicativos, por exemplo", diz Bruno
Para ser segurada, a bike tem que ter valor de mercado mínimo de R$ 300. Não existe valor máximo. A bike pode custar R$ 30 mil, R$ 50 mil ou mais, explica Bruno. "Tem seguradoras que trabalham com esse mercado de bikes premium. É possível segurar também bikes elétricas, patinetes e scooters" , explicou. As seguradoras só exigem que o seguro seja feito em nome de um maior de 18 anos de idade. Se o condutor for menor, é necessário que ele seja representado por pai, mãe ou outro responsável.
Como em um seguro de carro, é possível personalizar as coberturas. A básica cobre roubos e furtos, mas podem ser acrescentadas coberturas para danos materiais (em caso de acidentes que danifiquem a bicicleta), e até assistência 24 horas. "Por exemplo, se o ciclista se acidenta ou tem um problema mecânico que não permite ele continuar pedalando, basta acionar a assistência e a seguradora providencia o transporte do ciclista e da bike até em casa", diz o corretor.
PREÇOS
O seguro mais procurado é para bikes que custam entre R$ 1.000 e R$ 1.300. A cobertura básica, para roubo e furto, fica em torno de R$ 140 para bicicletas desse valor. Esse preço é único (não é a mensalidade), e tem validade de um ano. O seguro de bike pode ser renovado todos os anos, semelhante ao de um carro.
MENOS ROUBOS
Segundo a Secretaria de Defesa Social (SDS), nos dois primeiros meses deste ano os registros de roubos de bicicleta caíram 38% em Pernambuco, comparando com o mesmo período de 2021. Foram 76 bicicletas roubadas em janeiro e fevereiro deste ano, contra 123 nesses dois meses no ano passado. Em todo 2021, a Polícia Civil notificou 709 casos, segundo a SDS. A queda no número de roubos registrados ocorre depois de três anos de crescimento. Segundo a SDS, de 2017 a 2020 houve um aumento de 19% nos roubos e furtos de bicicletas.
A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco criou em junho do ano passado, o Alerta Bike, uma espécie de ferramenta online que permite o cadastramento sua bicicleta na base de dados dos órgãos de segurança pública estaduais. Por meio do site www.alerta.sds.pe.gov.br, é possível cadastrar dados da bike, como marca, modelo, tipo, aro, cor e chassi. Em caso de roubo ou furto, deve-se registrar o boletim de ocorrência e deixar o aviso no Alerta Bike. Os dados ficarão disponíveis para as polícias civil e militar, que durante operações e abordagens verificam se as bicicletas constam como roubadas ou furtadas, facilitando o processo de devolução aos proprietários.