Companhias aéreas
Passageiros da Gol deixam Fernando de Noronha após dias de espera
Companhia aérea diz que passagens para Noronha emitidas a partir do dia 12 deste mês podem ser remarcadas ou reembolsadas. Veja as condições
Com informações do Estadão Conteúdo
Depois de passar vários dias retidos em Fernando de Noronha, passageiros da Gol conseguiram deixar a ilha na quarta-feira, 19, em uma operação extra realizada em parceria com a Voepass, que tem aeronaves turboélices na frota. O avião ATR-72 - com capacidade para 68 lugares - pousou no Recife na tarde de ontem.
Desde o dia 12, quando começou a valer a determinação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) de proibição das operações de pouso e decolagem no aeroporto local para aeronaves com motores turbojatos por causa das condições da pista, passageiros da Gol têm enfrentado transtornos. "Caso outra operação com a Voepass seja planejada, ela será informada no momento oportuno. No momento, não há nenhuma confirmação", acrescentou a Gol em nota.
MPPE abriu investigação
Na terça-feira, 18, o Ministério Público de Pernambuco havia dado prazo até esta quarta para a companhia área disponibilizar transporte para clientes afetados por restrição parcial de operações aéreas em Fernando de Noronha. A promotoria também instaurou um procedimento investigatório para apurar danos causados pela companhia aos consumidores em razão da restrição operacional na pista de pouso e decolagem do aeroporto.
Antes da proibição, a Gol operava dois voos diários com esse tipo de avião entre Recife e a ilha. Segundo a empresa, além da operação extra, alguns passageiros têm sido acomodados em voos de outras companhias aéreas com aeronaves que podem pousar no aeroporto. A companhia aérea afirma que está oferecendo todas as facilidades para os passageiros, conforme as necessidades de cada caso.
Ainda segundo a Gol, os clientes e moradores da ilha, com passagens emitidas com destino ou partida de Fernando de Noronha desde 12 de outubro e que compraram bilhetes diretamente com a Gol, podem remarcar as viagens, pedir crédito ou reembolso diretamente ligando para a central de atendimento no telefone 0300 115 2121.
Já os clientes cujos bilhetes foram comprados com milhas devem acessar diretamente a Smiles pelo telefone 0300 115 7001 (Smiles ou Prata) ou 0300 115 7007 (Ouro ou Diamante), e aqueles que adquiriram bilhetes com agências devem procurar a própria empresa de turismo.
Notificado pela Anac, o governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos (Seinfra), afirma que a recuperação preliminar da pista de pouso e decolagem teve início em 6 de outubro, com previsão de duração de 60 dias, quando deverá ser feita nova vistoria.