COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

IF Sertão oferece 2.070 vagas em cursos técnicos sem vestibular. Inscrições acabam domingo

Os cursos são ofertados nas cidades de Petrolina, Floresta, Santa Maria da Boa Vista, Salgueiro, Serra Talhada e Ouricuri

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 07/01/2021 às 17:09 | Atualizado em 07/01/2021 às 17:18
Notícia
X

Terminam no próximo domingo (10) as inscrições para concorrer a 2.070 vagas em cursos técnicos, presenciais e à distância, ofertados pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE). A instituição tem câmpus nas cidades de Petrolina, Floresta, Santa Maria da Boa Vista, Salgueiro, Serra Talhada e Ouricuri. Não haverá vestibular. Os alunos serão selecionados por meio de avaliação do histórico escolar.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas, exclusivamente, no site do IF Sertão. Metade das vagas é reservada para candidatos egressos de escolas públicas. Nesse universo, 50% são para estudantes com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita e 50% para egressos de escola pública independente de renda. Há subcotas para candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas e para pessoas com deficiência.

Os cursos técnicos integrados, voltados para quem concluiu o ensino fundamental e vai fazer o ensino médio junto com a formação técnica, são os seguintes: química, edificações, eletrotécnica, informática, agropecuária e logística.

A modalidade técnico subsequente é destinada a quem já concluiu o ensino médio e fará apenas o curso técnico. Nesse caso, os cursos são edificações, eletrotécnica, segurança do trabalho, agricultura, zootecnia, agroindústria, agropecuária, informática, logística e refrigeração e climatização.

Já o Proeja e Proeja FIC é voltado para quem concluiu ou está concluindo o 9º ano do Ensino Fundamental ou a 4ª fase da Educação de Jovens e Adultos e tem, no mínimo, 18 anos na data da matrícula. Para esta modalidade são oferecidos os seguintes cursos: mestre de obras, eletricista predial, operador de computador, edificações, administração, operador de processamentos de frutas e hortaliças e auxiliar técnico agropecuária.

CRONOGRAMA

A partir de terça-feira (12), será publicada a lista preliminar de candidatos inscritos. O resultado preliminar da seleção será publicado no dia 27 de janeiro. Os candidatos terão os dias 28 e 29 de janeiro de 2021 para apresentarem recursos. O resultado final será conhecido a partir do dia 4 de fevereiro.

Tags

Autor